Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Hostis (2017)

Um excelente drama de faroeste com personagens bem construídos e interpretações tocantes
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Hostiles
Ano de Lançamento: 2017
Diretor:  Scott Cooper
Estrelas:  Christian Bale, Scott Shepherd, Rosamund Pike, Ava Cooper
Sinopse: Em 1892, duas famílias se unem ao chefe de um exército (Christian Bale) para ultrapassar as barreiras de uma guerra e voltar para suas tribos. Esta tarefa não será fácil, visto que os membros das família tem, entre si, conflitos que devem ser superados para terem sucesso em sua missão.

A história do "descobrimento" da América é recheada de episódios sangrentos no que diz respeito ao conflito entre os nativos e os colonizadores. Na América do Norte não foi diferente e vários filmes já exploraram esse tema, mais notadamente o clássico 'Dança com Lobos'. Seguindo uma linha parecida, este filme traz um retrato duro e comovente sobre o poder destruidor do ódio a capacidade libertadora do perdão.

O roteiro mostra o capitão Joseph, um notório caçador de índios, sendo escolhido em uma missão de paz para conduzir um chefe indígena acometido por câncer para morrer em sua terra natal. Essa jornada é recheada de obstáculos e também de eventos transformadores que farão todos os envolvidos experimentarem algo significativo para reencontrar sentido na vida e fazer as pazes com os fantasmas do passado.

O filme começa com cenas bem violentas, mas nada é gratuito e serve para montar o cenário de ódio e intolerância que reinava em uma época onde os nativos que resistiam à desocupação forçada eram exterminados sem piedade e os que aceitavam eram confinados em reservas e abandonados à sorte. A fotografia é belíssima e mostra paisagens de cair o queixo. A produção também é muito caprichada e convence tanto em termos de cenários quanto de figurinos. Não faltam momentos de tensão e cenas de ação, mas é preciso deixar claro que esse não é o foco do filme, que se encaixaria mais no gênero de drama do que de faroeste.

O elenco tem muitas caras conhecidas, mais notadamente Christian Bale no papel principal que parece ter sido escrito para ele. Mais uma vez ele brilha em um papel de homem perturbado pelo passado e violento, mas que possui uma bondade e gera uma empatia com o público. Também é preciso destacar a atuação marcante de Wes Studi como o "Chefe Falcão Amarelo" que entrega uma carga emocional suficiente para dar veracidade a cada uma de suas cenas.

Por mais duro que seja de assistir a algumas de suas cenas, este filme traz à tona algumas lições importantes do passado e que nunca devem ser esquecidas. A mensagem de que o perdão, amor e o respeito ao próximo são o bastante para superar a intolerância e o autoritarismo é algo que deve ser disseminado e aprendido por todos. De quebra, você ainda pode experimentar um excelente drama de faroeste com personagens bem construídos e interpretações tocantes.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário