Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: The Post: A Guerra Secreta(2017)

Porquê esse filme foi feito agora, se ele tem algum peso e quais seus problemas, tudo isso e algo mais no review abaixo





Nota IMDb:
 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Post
Ano de Lançamento: 2017
Diretor e roteristas: Steven Spielberg na direção e os roteristas Liz Hannah(na produção de Reine Sobre Mim(um raro excelente filme com Adam Sandler(sim! Isso é possível!), Josh Singer(Spotlight:Segredos Revelados, West Wing:Nos Bastidores e O Quinto Poder).
Estrelas:   Meryl Streep(como a indecisa e novata Kay Graham), Tom Hanks(como o ousado editor Ben Bradlee), Bob Odenkirk(como o atrapalhado reporter Ben Bagdikian) , entre outras estrelas.
Sinopse: Graças a um conjunto de fatores, uma oportunidade de ouro aparece para realizar um furo de notícia que terá grande impacto na vida e credibilidade de muita gente. Só que há um preço a se pagar e consequências a serem sentidas.


É estranho perceber que muita coisa se repete em um espaço de tempo não tão longo assim, como podemos constatar na História. 1971 o EUA estavam lutando há anos uma guerra que o governo insistia em negar que estava perdida. Hoje em dia , 16 anos depois de seu inicio, a chamada Segunda Guerra do Afeganistão mostra que 70% desse território pode sair do controle do governo. Naquele ano, os correspondentes eram excluídos do convívio de acordo com as criticas vindas do jornal/canal que ele trabalhava, tal como ocorre na administração Trump. Mas ainda nessa linha, qual próximos devem ser e que ponto é maleficia a relação de colaboração entre impressa e governo? E o que isso tem haver com a Justiça?

Essas e outras questões são levemente tratadas nesse filme, porém com aquele clima de conversa com Whisky e música ambiente em um lugar chique, Spielberg usa bem todo o peso de duas grandes estrelas, Tom Hanks e Meryl Streep, para ter um tom quase "oficioso" , uma visão praticamente de chefe sobre os eventos daquele tempo. Querendo focar nos fatos oficiais, nem querendo estender sobre como se pode esconder uma verdade óbvia que afetava milhões durante vários governos durante tanto tempo. E como, mesmo com seus problemas, o urgente e mais claro que era o famoso problema da escolha entre a fidelidade a uma linha editorial ou o sucesso comercial, assim como os limites práticos ou não da Justiça e o Jornalismo.

E aí vale lembrar um fato particularmente importante para o brasileiro: há projetos de lei que tentam regular alguma forma de "controle"(censura mesmo) de conteúdo que o governo pode jugar falso, de acordo com sua conveniência. Junte com o fato de que a qualidade do que se lê ou se relata na impressa tem muitas vezes uma qualidade abaixo do ideal, mas por que o fluxo de se questionar na justiça não é o suficiente para muitos dos donos do poder? E a queda da imprensa formal poderia ter facilitado a industria das fake-news? E um dado que muita gente esquece: o Brasil é considerado um país que processa com mão pesada a muitos jornalistas. Tão pesada que muitos saem do mesmo pelas ameaças de morte ou pelos processos judiciais milionários direcionados ou a instituição que trabalham ou , não raro, à própria pessoa física. Jornalismo de verdade é perigoso e muitas vezes não lucrativo, em uma visão quase oposta a uma fala do filme em uma reunião de diretoria, o que não implica que há algo errado em algum aspecto.

Voltando ao filme, o mesmo demora um pouco até engrenar no cerne , com algumas barriguinhas na história, o que só não é um grande problema pelo peso dos atores e o final que é basicamente a razão de ser do filme, contudo poderia ter trabalhado melhor muitas coisas interessantes que ocorreram, principalmente por ligar quase que diretamente com outro importante evento que seria o Watergate. Se não fosse a insistência de Kay em divulgar os chamados "Papéis do Pentágono" provavelmente a série de eventos que levariam a queda de Nixon não teriam acontecido ou demorariam muito mais tempo. Vale a pena assistir ciente que alí só a superfície do assunto foi tocada e como lembrete ao espectador sobre qual é o papel da imprensa na democracia.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)








Nenhum comentário