Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Super Hot VR ( Oculus Rift - PC)


Esqueça tudo que você conhece sobre o gênero de FPS e embarque em uma das melhores experiências em VR disponíveis atualmente
                                                                                                                                                                    - Plataforma: PC (com Oculus Rift)
Metascore: 85 (User Score: 6.5) - Até o dia da postagem


Em primeiro lugar eu preciso confessar que não tinha muita ideia do que este jogo se tratava ao comprá-lo, pois achava que seria um FPS tradicional. Felizmente, para minha surpresa, este jogo é diferente de tudo que existe e junta muita criatividade com uma excelente mecânica para proporcionar uma das melhores experiências em realidade virtual disponíveis atualmente.

Quem já assistiu ao primeiro filme da trilogia Matrix sabe bem o que o efeito "bullet time" é, com uma câmera lenta que rotaciona e permite que o espectador veja os objetos de ângulos diferentes enquanto eles se movimentam. Essa tecnologia já havia sido incorporada em jogos da própria franquia  Matrix e, mais conhecidamente, da série Max Payne. No entanto, nunca tivemos a oportunidade de sentir esse poder de forma tão pessoal. Foi então que a desenvolvedora Superhot teve a brilhante ideia de fazer uma mecânica onde o tempo só progride a partir do momento em que o jogador se move enquanto precisa derrotar inimigos em situações diversas de combate com armas brancas e de fogo. Você precisa então ler cada situação cuidadosamente e agir de acordo para evitar ser atingido. Isso dá uma capacidade de avaliação do ambiente e uma liberdade estratégica que diferenciam este jogo dos demais. Claro que alguns cenários irão exigir repetidas tentativas, o que muitas vezes pode testar sua paciência. Como li no depoimento de um usuário, este jogo é "o melhor jogo mais frustante que já joguei".

E o mais curioso é que o game não foi lançado pensando-se inicialmente em realidade virtual, tendo sido resultado de um concurso de criação e depois desenvolvido por "crowdfunding" até ser lançado para PC e Xbox One. Só depois do seu sucesso é que os desenvolvedores resolveram lançar uma versão para VR. Porém, depois de terminá-lo no Oculus Rift, tive a sensação de que não existe lugar melhor para experimentar toda a inovação e emoção de sua jogabilidade estratégica.

Por outro lado, o jogo mantém um design simplista que pode decepcionar algumas pessoas. Sem qualquer tipo de história coerente e apenas com diferentes situações onde o jogador está cercado e precisa resolver a situação, o jogo muitas vezes se parece com "brainstorming" de ideias que foram costuradas e colocadas em um pacote para venda. Isso sem falar dos gráficos que, apesar de carismáticos, são bem simples e não irão exigir muito esforço do seu hardware. Outro ponto negativo é a duração bem curta, mas pelo menos o preço é compatível (paguei US$ 9,90 numa promoção da Steam).

Ainda assim, não tenho como deixar de recomendar essa pérola inovadora que pega o gênero de FPS e o explora de uma maneira inusitada e inspirada. Se você já imaginou como o "Neo" do Matrix deve se sentir em um tiroteio ou em uma briga de bar, este jogo é a melhor chance de experimentar essa curiosa premissa, principalmente se você possui um óculos de realidade virtual.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário