Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Five Came Back

Nesse curioso mini-curso de cinema, vamos observar pelo ponto de vista de famosos cineastas como os melhores diretores americanos da época da Segunda Guerra entraram para o esforço de guerra, e como ela mudou suas vidas





Parte das homenagens a importantes momentos da Segunda Guerra mundial, a NetFlix realizou uma pequena mini-série chamada Five Came Back onde nos três capítulos de quase uma hora grandes diretores explicam em um verdadeiro curso de cinema a importância do esforço de propaganda para a guerra que ainda estava se desenvolvendo. Com explicações de Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass, Lawrence Kasdan, Steven Spielberg e narração de nada menos do que Meryl Streep, há o contexto, as dificuldades, curiosidades e consequências para cinco diretores que eram muito influentes em Hollywood e que se aliaram ao governo americano.

Em um ritmo bem peculiar, que pode entediar alguns inicialmente, a primeira parte tenta explicar o clima bem diferente que vivia o EUA frente o conflito que ganhava progressiva gravidade com a expansão da campanha militar alemã. Escolhidos por sua importancia na industria cinematográfica, muitos famosos por comédias, William Wyler(apresentado por Steven Spielberg), Frank Capra(introduzido por Guillermo del Toro), George Stevens(comentado por Laurence Kasdan), John Ford(debatido por Paul Greengrass) e por fim John Huston(explorado por Ford Coppola) tinham como missão não só engajar a opinião pública contra a influência nazista, mas aumentar o alistamento e manter o moral alto. Como podemos ver no primeiro e segundo episódios, não só a inexperiência assim como as dificuldades técnicas fariam que os mesmos inovassem fundando características que até hoje são usadas(por exemplo: sabe aquelas animações que mostram a evolução das ações militares que até hoje vemos na CNN? Então...)

Porém é o terceiro e último episódio que a mini-série se destaca mostrando não só como foi o esforço de documentação do desembarque aliado no Dia-D, como as consequências para o bem e para o mal em cada um dos diretores que ao seu modo mudaram a industria de cinema. Muitas obras relatadas nas três partes estão disponíveis no NetFlix, destacando-se Prelude to War, Memphis Belle, Let There Be Light(de certa forma revolucionário filme), Nazi Concentration Camps(que foi usado como evidencia nos julgamentos dos nazistas), The Battle of MidWay, Know your Enemy:Japan(controversa e racista obra), Tunisian Victory, Thunderbolt - P47, A batalha de San Pietro(que tem uma história bizarra), entre outros. Sem contar obras que só foram criadas por causa dessa experiência de vida nesses diretores. Vale a paciência com o ritmo arrastado da primeira parte, com o prêmio da conclusão surpreendente do terceiro episódio. Justifica os 8,7 no imdb.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário