Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões: Playstation VR

Será que finalmente chegou a hora investir na realidade virtual? Confira nossas impressões a seguir!
                                                                                     
Com perdão do trocadilho, a cada dia que passa vemos a realidade virtual se transformando em realidade. Depois dos lançamentos do Oculus Rift e do HTC Vive que, pelo menos a princípio, possuem foco exclusivo no PC, foi a vez da Sony lançar os primeiros "óculos" para o mercado de consoles na forma do Playstation VR, compatível tanto com a versão "peba" do Playstation 4 quanto com a versão Pro. Como todo consumidor cauteloso e considerando que jogo no PC e nos consoles, ainda estou esperando para ver qual dessas três opções irá se firmar no mercado. Porém, durante uma feira de games aqui em Brasília, tive a oportunidade de experimentar os óculos da Sony em três momentos diferentes e decidi deixar aqui as minhas impressões, usando tanto a minha opinião quanto o feedback de outros colegas que também tiveram a mesma oportunidade.

O primeiro contato que tive foi para testar o jogo Driveclub VR montado em um volante Logitech G29. O ajuste inicial dos óculos não foi muito bem feito e a luz externa estava entrando e atrapalhando um pouco. Apesar disso e do fato de não estar com fones de ouvido, o efeito da realidade virtual foi percebido logo de cara e a sensação de estar dentro do cockpit do carro foi impressionante. Tanto que em certos momentos eu sentia como se o banco tivesse force feedback, apesar de estar totalmente estático. Talvez este não seja o gênero em que a aplicação da realidade virtual seja mais interessante, pois o jogador certamente ficará mais focado em olhar para frente, mas ainda assim, a liberdade de poder olhar para o lado nas curvas e também para ver nos retrovisores os oponentes que se aproximam é fantástica.

A segunda experiência foi através do recente Resident Evil 7, talvez o principal jogo AAA que deu total suporte ao Playstation VR. Fiz dois testes em momentos diferentes do jogo. Agora com um ajuste adequado ao meu rosto e com a possibilidade de usar fones de ouvido, a melhoria na imersão foi muito grande e ajudou a aumentar a tensão do jogo. Além da liberdade de poder olhar para todas as direções, o que mais me impressionou foi o "efeito 3D" gerado pelos óculos que me fizeram sentir como se estivesse andando pela mansão aterrorizante e interagindo diretamente com os outros personagens. Um ponto negativo foi o fato do movimento com o analógico direito (que ajuda a girar o protagonista) acontecer em "saltos" e não de forma fluída, mas não tenho certeza se isso é algo que pode ser configurado, pois não parece ser uma limitação do hardware uma vez que o movimento da cabeça é lido de forma muito fluída.

De uma maneira geral a minha experiência com os óculos foi muito positiva e pude perceber que, com o ajuste adequado, eles são muito confortáveis e propiciam boa implementação de realidade virtual. Destaque para o comentário de um colega que disse que conseguiu usar o Playstation VR sem retirar seus óculos de grau e que isso não afetou em anda sua experiência. Além da qualidade, gostei também do peso e da pequena quantidade de fios que não subtraiu em nada da jogatina (o que parece ser um problema ainda a ser resolvida na tecnologia de VR). Talvez o ponto mais negativo foi a resolução que é baixa e permite visualizar claramente os pixels e imagens "quadriculadas", mas nada que irá impedir a diversão. Possivelmente isso possa ser resolvido no futuro com a versão Pro Playstation que disponibiliza uma capacidade maior de processamento.

Para quem se interessou, existem vários pacotes para aquisição do Playstation VR (considerando que você já tem o PS4), mas se quiser a "experiência completa" irá precisar de dois Playstation Move (os mesmos do PS3), da câmera do PS4 e, claro, do Playstation VR. Ainda que esta seja a opção atual mais barata no mercado (se subtrairmos o custo do PS4), prefiro esperar um pouco mais antes de escolher. Além do fato da biblioteca de jogos disponíveis ainda ser bem limitada, os rumores de que o novo Xbox Scorpio irá adotar o Oculus Rift podem ser o diferencial que todos estão esperando, principalmente para aqueles que jogam também no PC.

Para finalizar, vale destacar que a realidade virtual é aquele tipo de coisa que você precisa experimentar para saber do que se trata. Nenhum vídeo ou texto será capaz de passar a sensação inigualável de estar habitando um ambiente virtual. Se você é um gamer e ainda não sabe do que estou falando, corrija este erro o quanto antes.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário