Anúncio 1

Últimos Posts

Curta letragem: vem aí a adaptação do romance "O homem duplicado"

O fardo de transpor um clássico será superado nesse filme? Ou mais um ataque de clones?
Algumas pessoas realmente tem muita coisa na cabeça

Eu particularmente sempre tive problemas com os finais dos livros de Saramago. Em "Jangada de Pedra" a minha impressão é que ele cansou de escrever aquele livro no meio desse, mas por obrigação tentou conduzir uma história que literalmente fazia água.

Essa dificuldade com finais obviamente são herdadas nas adaptações. Mesmo não ousando em retratar um dos grandes momentos desse autor português no famoso "Ensaio sobre a Cegueira", a pesada cena do supermercado, Meirelles acerta a realizar um final que consegue ser fiel na transposição das ideias, porém com um ótimo realce na intenção do mesmo.

Entretanto, há uma grande exceção aos finais que eu sofro com Saramago: o "Homem Duplicado" tem sim um final simples, mas muito bom. Por isso a notícia da adaptação para o cinema dessa obra me deixou preocupado. Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o mesmo estreou no EUA e Canadá em março de 2014, dividindo muito as opiniões. Atualmente se encontra com uma boa média, até o momento de publicação desse post, no imdb(7,8) e no metacritic(61). Pelo relato das críticas, o filme acaba tendo um perfil de arte, com um peso grande para a atmosfera pesada e psicológica. Alguns esperavam mais ação, já outros ficaram felizes com a reflexão.

O certo é que veremos um conflito de um homem comum, casado e que vai ser pai, com uma cópia idêntica que ameaça o controle da sua própria vida. Toronto servirá nessa transposição como cenário com clima deprimente e claustrofóbico. Se ele irá conseguir se livrar do peso de clássico, só veremos mais tarde nesse ano. Confira aqui o trailer do filme que lá fora se chama Enemy e aqui segue sem nome. E claro que há uma cópia (dum , dum tish...:P) chamada Double. O curioso é que no imdb a nota é bem próxima(7.6). O trailer está aqui. Que ganhe a melhor cópia! :P

Nenhum comentário