Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica: Steam Deck vs Rog Ally - Qual é o melhor?

Qual dos dois PCs portáteis leva a melhor? Confira na nossa análise a seguir

                                                                                                                         

O lançamento do Steam Deck em 2022 deu o empurrão que faltava para a popularização dos PCs portáteis que, até então, eram artigo de luxo apenas para os gamers com bolsos mais profundos. E claro que a concorrência não iria deixar barato, lançando vários dispositivos com a intenção de  pegar uma fatia deste novo mercado. Entre todos eles, uma característica em comum: todos usam o Windows 11 como sistema operacional ao contrário do Steam Deck que usa o SteamOS baseado em Linux e desenvolvido pela Valve. Dentre os concorrentes, o que mais se destacou até agora foi o Rog Ally da Asus, com um preço que se compara ao modelo topo de linha da Valve e bastante desempenho.

Após já ter experimentado os dois dispositivos por um tempo considerável, decidi fazer um comparativo para tentar descobrir qual dos dois é melhor e tentar ajudar os interessados que possam estar com a mesma dúvida. Para organizar a disputa, vou dividir em tópicos que acho relevantes na avaliação de um dispositivo para jogos portátil e no final darei minha conclusão:

Em primeiro lugar, uma comparação entre as especificações de hardware


1) Desempenho: Rog Ally


Aqui a vitória fica clara para o Rog Ally. Com um processador bem mais poderoso de 8 núcleos e 16 threads e arquitetura RDNA3 na sua GPU ele consegue superar o desempenho do Steam Deck em até 50% quando o chip recebe potência suficiente, ou seja, pelo menos 25W. Enquanto isso, o dispositivo da Valve tem o mesmo desempenho ou até melhor se a potência estiver limitada a 15W. 

2) Duração da bateria: Steam Deck


O item anterior interfere diretamente neste e, como o Rog Ally precisa de pelo menos 25W para ter um bom desempenho, ele gasta sua bateria muito mais rápido que o Steam Deck, chegando a uma diferença de o dobro do tempo. E isso ficou ainda mais evidente na nova versão Oled do Steam Deck que ficou mais eficiente e tem uma bateria maior.

3) Sistema operacional: Steam Deck


Considerando que você vai usar o dispositivo apenas para jogar e raramente vai precisar navegar no modo desktop, o Steam Deck irá oferecer uma experiência muito mais direta e simples como a de um console e esconder as coisas mais obtusas de um sistema operacional para computador. Já o Rog Ally traz o Windows puro e, ainda que tenha uma interface da Asus que ajude a facilitar seu uso, não consegue superar todas as limitações de um sistema operacional que não foi pensado para dispositivos portáteis. 

4) Usabilidade: Steam Deck


Apesar de ser maior e mais pesado, o Steam Deck tem uma ergonomia mais confortável, traz mais botões configuráveis na traseira e dois touchpads na frente para aqueles que precisam. Os controles também aparentam ter uma qualidade melhor, principalmente no direcional digital e nos botões de volume. 

5) Tela: Rog Ally


Considerando a primeira versão do Steam Deck que trazia uma tela LCD sem Freesync e com apenas 60Hz, a tela do Rog Ally ganhava de sobra com seus 120 Hz e compatibilidade com Freesync. E mesmo considerando a versão nova Oled, o Ally ainda continua tendo uma resolução melhor (1080p versus 720p), 120Hz contra 90Hz e sendo a única compatível com taxa de atualização variável, que acaba fazendo muita diferença para uma experiência mais fluida nos jogos. 

6) Compatibilidade dos jogos: Rog Ally


O fato do Rog Ally usar o Windows pode ser algo ruim na experiência de uso, mas acaba ajudando em termos de compatibilidade. Ele irá rodar tudo o que o seu PC de casa também roda. Ainda que seja possível instalar alguma lojas no Deck além da Steam, ele não irá e aceitar todos os serviços como Xbox Game Pass e isso sem falar do problema com os jogos multiplayer que possuem anticheat.
 

7) Preço: Steam Deck


Considerando que ele tem várias configurações diferentes e que já está no mercado há mais tempo, o Steam Deck acaba tendo a vantagem em termos do preço, principalmente para quem estiver disposto a pegar um usado. Porém, se compararmos os modelos top de linha, a diferença vai ser quase inexistente e não poderá ser usada como um critério tão relevante na escolha.

8) Garantia: Rog Ally



Como o Rog Ally foi lançado oficialmente no Brasil, ele dispõe de garantia de 12 meses diretamente com a Asus. Já o Steam Deck não foi lançado aqui pela Valve, sendo que todos os consoles vendidos no Brasil são importados e não possuem garantia oficial. Se isso for algo importante para você, vale pesar com calma.

Conclusão: Empate de 4x4!!!


Claro que a resposta de qual dos dois é o melhor não seria assim tão direta e a melhor maneira de resumir é através do clássico "depende". Se você privilegia o maior desempenho, melhor compatibilidade dos jogos, melhor tela e a presença de garantia, o Rog Ally será melhor para você. Agora se você prefere maior duração de bateria, melhor usabilidade, sistema operacional mais amigável e menor preço, o Steam Deck vai ser a escolha certa, principalmente para quem conseguir pegar a nova versão Oled por um preço razoável.


Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário