Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Ahsoka (Primeira Temporada)

   

Uma ótima série derivada que respeita o material original e se sobressai com roteiro enxuto, ação jedi de sobra e boas atuações

                                                                                                                                        

Nota IMDb: 7,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Ahsoka
Criadores: Dave Filoni
Estrelas: Rosario Dawson, David Tennant, Natasha Liu Bordizzo
Crítica: Michael

A franquia Star Wars se encontra em um momento inusitado. Apesar de ter começado no cinema, depois que os últimos filmes falharam em reacender o interesse dos fãs coube às séries, especificamente ao ótimo 'Mandaloriano', reconquistar aos poucos os ressabiados admiradores deste universo e provar que ainda há muitas possibilidades interessantes para explorá-lo. Outras séries vieram com resultados diversos, sendo que uma delas surgiu justamente de uma participação especial de Ahsoka Tano na série do Mandaloriano que chamou muito a atenção e mostrou seu potencial. E aqui estamos nós, na primeira temporada da série solo de Ahsoka Tano que vem carregada de expectativa, principalmente para os fãs dos desenhos Clone Wars e Rebels que contam suas origens e conquistaram um público significativo. Esta primeira temporada consegue corresponder muito bem e entregar ação, um roteiro conciso e ótimas atuações além de abrir novas e interessantes possibilidades para serem exploradas no futuro.

A trama mostra Ahsoka Tano ajudando a Nova República a lidar com os membros remanescentes do Império. Porém, quando a sua prisioneira Morgan Elsbeth é liberta, ela precisa procurar a ajuda de sua antiga aprendiz Sabine Wren para decifrar um antigo mapa estelar e impedir que o Grande Almirante Thrawn retorne de seu exílio e reinicie a guerra pela galáxia.

Antes de qualquer coisa preciso dizer que não assisti aos dois desenhos mencionados anteriormente e que serviram de base para a série, mas pelas retrospectivas que vi a história parece ter sido bem fiel ao que foi estabelecido antes nas animações e feito uma transposição fiel dos personagens e suas motivações. Ahsoka agora está mais experiente e sábia, mas continua com alguns conflitos que são explorados de forma interessante, como sua relação complicada o relacionamento entre mestre e aprendiz jedi, seja ela no papel de quem ensina ou de quem precisa ensinar. Sua relação com Sabine Wren e com Anakin Skywalker são os pontos altos em termos de desenvolvimento dos personagens e suas jornadas. De resto o roteiro é conciso e consegue balancear bem a ação com a calmaria ao longo dos seus oito episódios. E, tirando uma concessão de lógica relacionada a uma baleia espacial que faria George Lucas arrepiar as sobrancelhas, a trama se mantém bastante centrada e dentro das regras do universo Star Wars. Os efeitos especiais também são muito bons, assim como a trilha sonora que remete à persona "ronin" de Ahsoka. Outro destaque vai para as ótimas batalhas de sabre e lutas coreografadas.

A grande estrela do seriado é mesmo Rosario Dawson no papel de Ahsoka mostrando que a aposta nela foi muito bem feita no Mandaloriano e que ela tem talento suficiente para segurar uma série própria. É muito bom ver ela finalmente brilhando depois de ótimas aparições como coadjuvante e sua entrega é admirável, tanto na parte mais dramática quanto nas cenas de ação. Sua personalidade zen de samurai sem mestre também é uma boa variação da figura tradicional dos jedi, refletindo em sua vestimenta e nos seus sabres de luz que parecem katanas. Outra que brilha é Natasha Liu Bordizzo como uma Sabine Wren rebelde e com dificuldade para se desconectar do passado e confiar nos outros. Temos também um inspirado Lars Mikkelsen como um Thrawn ameaçador que remete à figura fria e calculista dos desenhos. Por fim, vemos mais uma pequena e efetiva participação de Hayden Christensen como Anakin Skywalker que provam seu amadurecimento como ator e ajudam a redimir os deslizes do passado.

Neste cenário onde as séries derivadas têm sustentado o interesse em Star Wars e onde a última temporada do Mandaloriano foi no máximo mediana, Ahsoka aparece como uma nova ótima opção para os fãs da franquia que querem um pouco mais de ação jedi depois da minissérie de Obi-Wan Kenobi. O cuidado em aproveitar e respeitar o que foi desenvolvido com sucesso nos desenhos e transpor isso com um roteiro enxuto e com bom ritmo é recompensado pela boa recepção do público. Mais do que isso, o seriado abre ótimas possibilidades para novas temporadas e para a expansão deste universo que finalmente têm recebido o carinho que merece.


Disponível na Disney+ neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário