Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Citadel (Primeira Temporada)

   

Um clone genérico de Missão Impossível  recomendado apenas para os fãs do gênero que querem desligar o cérebro e curtir as boas cenas de ação

                                                                                                                                          

Nota IMDb: 6,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Citadel
Criadores: Josh Appelbaum, Bryan Oh, David Weil
Estrelas:  Richard Madden, Priyanka Chopra Jonas, Stanley Tucci, Lesley Manville
Crítica: Michael

Se há uma verdade no mundo dos filmes e séries, é que dificilmente uma produção complicada e sem respeito por uma visão criativa original será bem-sucedida, mesmo com um orçamento gigantesco. Esse parece ser exatamente o caso de Citadel, uma série que surgiu a partir de um projeto grandioso envolvendo os irmãos Russo, mas que foi marcada por uma produção conturbada, várias refilmagens e uma conta final de quase trezentos milhões de dólares gastos pela Amazon Prime Video. O resultado? Um seriado de espionagem bastante genérico e previsível, que só consegue justificar o rio de dinheiro gasto com muita ação e efeitos especiais.

A trama apresenta uma realidade em que existem duas agências secretas conflitantes que utilizam a espionagem em lados opostos: uma chamada Citadel, supostamente para defender a ordem e a independência, e outra chamada Mantícora, com o objetivo de acabar com tudo. Se o simples fato de essas agências operarem desapercebidas acima dos governos já não é fantasioso o suficiente, elas ainda possuem uma tecnologia infinitamente superior a eles, o que despertaria inveja nos filmes de ficção científica mais viajantes. Essa tecnologia acaba sendo utilizada como um "pó mágico" para tentar tapar os buracos na trama. Além disso, temos dois agentes da Citadel que têm suas memórias apagadas após um golpe da Mantícora, com o intuito de exterminar sua concorrente. Passados alguns anos, eles precisam reconectar-se com sua identidade anterior para salvar pessoas próximas e tentar evitar um desastre de proporções globais.

O primeiro grande erro parece ter sido tentar explorar uma trama em que as verdades de suas vidas passadas são reveladas aos poucos, apenas depois de ter mostrado como eles eram super agentes secretos e até mesmo o relacionamento romântico deles. Talvez a escolha certa teria sido começar com suas novas vidas e gradualmente revelar o lado de espionagem de seu passado. Além disso, a trama tenta esconder algumas reviravoltas para o final, mas uma delas é extremamente previsível. Acrescente a isso inúmeros clichês do gênero, principalmente para aqueles que já assistiram aos filmes da franquia Missão Impossível, e sobra pouco para gerar interesse além das cenas de ação, que pelo menos são muito bem produzidas, em boa quantidade e com ótimos efeitos digitais e práticos.

A dupla de espiões protagonistas é interpretada por Richard Madden e Priyanka Chopra Jonas. O primeiro traz uma interpretação bem clichê com boa entrega física, mas praticamente desprovida de expressões faciais que ajudem a transmitir suas emoções. Já sua parceira de tela esbanja talento e carisma, mesmo que exagere nas poses e na atitude de femme fatale. Temos também alguns outros atores de destaque, como o ótimo Stanley Tucci no papel do mago tecnológico, e Lesley Manville como uma vilã que, apesar de começar clichê, vai sendo desenvolvida em uma personalidade mais complexa e interessante até o final.

Temos então mais uma prova de que um processo criativo turbulento quase nunca irá gerar algo positivo, mesmo com alto investimento. Apesar de ter apenas seis episódios (e que parecem uma eternidade), a série acabou como uma das mais caras já produzidas para a tv. A Amazon parecia ter grandes planos para a criação de uma franquia de espionagem, inclusive com alguns spin-offs dos quais o primeiro tem até seu trailer exibido no final do último episódio. E ainda que a segunda temporada tenha sido confirmada, fica difícil saber se todos esses projetos paralelos realmente receberão o sinal verde depois da recepção morna de crítica e público. Em suma, um clone genérico de Missão Impossível  recomendado apenas para os fãs do gênero que querem desligar o cérebro e curtir as boas cenas de ação.

Disponível no Amazon Prime Video neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário