Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da Vez:O mundo contra Boris Becker(2023)

Em uma espécie de minissérie de 2 episódios, divididos em o triunfo e a queda de um dos grandes fenômenos do tênis mundial, temos uma interessante aula inclusive sobre superação e...educação financeira. Confira na crítica abaixo, sem spoilers.
Ascensão e queda de um mito



Nota IMDb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2023
Título original: Boom! Boom!: The World vs. Boris Becker
Diretor: Alex Gibney(Mr Dynamite:The Rise of James Brown(2014), Going Clear:Scientology & the Prison of Belief(2015), Um Taxí para a Escuridão(2007), Enron: Os Mais Espertos da Sala(2005))
Estrelas: Boris Becker, Björn Borg, Novak Djokovic, John McEnroe, Mats Wilander, entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Ainda que quase nunca seja transmitido na TV aberta hoje em dia, nesse longo inverno pós Guga(e quem sabe renasceu essa esperança com Bia Haddad), jogos de tênis são longos exercícios, antes de tudo, de força resiliência. Claro que há técnica, preparo físico, sorte(que geralmente beneficia os mais preparados), mas antes de tudo, força mental. E um dos grandes exemplos disso definitivamente é Boris Becker.

E esse documentário não por acaso começa mostrando a super inteligente frase que está logo acima da sala de espera de entrada da arena principal com parte do poema de Rudyard Kipling: "If You Can Meet With Triumph and Disaster And Treat Those Two Impostors Just The Same"(traduzindo toscamente "Se Você Puder Encontrar o Triunfo e o Desastre E Tratar Esses Dois Impostores Da Mesma Forma") explica bem não só a vida de Boris, mas como a vida de muita gente. Daí o nome das duas subdivisões de uma hora e meia cada. 

Nascido em uma pequena cidadezinha do interior da Alemanha Ocidental, começou a jogar tênis aos 5 e aos 6 ganhou o seu primeiro campeonato. Muita ralação, conseguiu a inacreditável façanha de conquistar o título de Wimbledon aos 17 anos. Desde de cedo um pouco reclamão, aos 14, tinha como castigo depois de treinar forte 3 horas jogar com a jovem Steffi Graf, na época com 12 anos. Curiosamente aos 12 era o melhor até os 14, e aos 14 já foi jogar no adulto. 

E dos dois episódios, acredito que o melhor definitivamente é o primeiro não só pelas incríveis conquistas, mas principalmente as dúvidas. Por exemplo, logo depois da vitória do Wimbledon ficou a dúvida e medo de que teria chegado ao apice, lutando bravamente para continuar como o número 1. E depois de muitos altos e baixos, conseguiu conquistar de novo o título que tinha um valor todo especial de novo aos 19 anos. Não por acaso ele considerava esse campeonato uma espécie de casa para ele, uma ligação especial. A segunda parte, da derrocada, na verdade ainda mostra o esforço de Boris em tentar algo diferente sendo um homem de familia, mas sem se afastar do esporte. E as besteiras que ele fez e algumas coisas não muito bem explicadas.

E também qualquer filme que se prese tem que ter um antagonista, no caso Stefan Edberg(com um dos melhores saques e voleios que ele já viu), chamando atenção de como Boris o comparava com o bailarino Baryshnikov, com o ponto alto dessa rivalidade justamente onde? Na "casa" de Becker, Wimbledon, com uma amarga lembrança depois de um disputado jogo. E as coisas iriam ter uma série de altos e baixos, sempre procurando se tornar o número 1 até conseguir justamente no Aberto da Austrália em 1991. Porém , as coisas estavam ficando progressivamente difíceis até que em 1996, depois de completar 29 anos, 14 anos de carreira profissional, começa a pensar em para seriamente e quebra o antebraço. Justamente onde? Em Wimbledon...

Para não dar spoiler de fatos reais, no documentário, sempre utilizando filmagens, depoimentos de pessoas chave, assim como às vezes polêmicas visões(ou contraditórias na verdade) de Boris, vale não só para quem curte o tênis, mas pode aprender que mesmo uma pessoa que tem muitos e muitos milhões pode pedir falência depois de muitas bobagens, algumas bem estranhas para ser franco. De repente o diretor foi esperto em deixar no ar para não ganhar um processinho de alguns milhões. Vale a pena! Disponível na AppleTV+.




Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário