Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Candy (2022)

 

Um bom drama criminal que sofre com um roteiro apressado, um elenco inconsistente e a comparação inevitável com a outra adaptação do caso

                                                                                                                                          

Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Candy 
Criadores: Nick Antosca, Robin Veith
Estrelas:  Jessica Biel, Melanie Lynskey, Pablo Schreiber
Crítica: Michael

O caso criminal de Candy Montgomery, ocorrido no início da década de oitenta, é muito interessante e tem grande potencial dramático, tanto que tivemos duas adaptações recentes para minisséries. A primeira foi lançada em 2022 pelo Star+ e a segunda foi a recente "Amor e Morte", lançada pela HBO Max. Após fazer o caminho inverso e assistir à série da HBO primeiro (veja a crítica aqui), chegou a hora de analisar aquela que primeiro trouxe a intrigante história para a telinha. Mesmo tentando ser objetivo, é impossível não comparar as duas, e isso também fará parte da análise. Dito isso, esta série original do Star+ é um bom drama criminal que traz uma excelente performance de Jessica Biel, mas que sofre com o restante do elenco fraco e com um roteiro que não explora tão bem os fatos que cercaram esse famoso caso.

A minissérie adapta a impressionante história de Candy, uma dona de casa americana que teve um caso com um homem da sua igreja e, quando descoberto, gerou um crime brutal e causou grande comoção na mídia, além de afetar a vida dos envolvidos. Pequenas diferenças em alguns dos fatos mostram que as duas adaptações escolheram focos distintos. Aqui, os fatos não são contados em ordem cronológica, alternando momentos do crime, do que aconteceu antes e do julgamento de Candy. Isso não chega a causar muita confusão, mas certamente diminui o impacto de algumas surpresas para quem não conhece a história. O principal problema mesmo é o fato de termos apenas cinco episódios, dois a menos que na série da HBO Max, o que diminui bastante os detalhes sobre o caso e a possibilidade de desenvolver melhor as personalidades dos protagonistas. Até mesmo Candy sofre com isso, e deixamos de perceber alguns traços de sua complexa personalidade que ajudam a entender o ocorrido. Outro ponto negativo foi a inserção de um pequeno elemento sobrenatural que mostra a vítima assistindo e fazendo juízo de valor ao depoimento e à narração dos fatos do crime, o que mais diminui do que acrescenta em termos de imparcialidade da história. Em termos de qualidade de produção, temos algo ligeiramente inferior ao visto na concorrente da HBO Max.

No entanto, a principal diferença está na qualidade do elenco. Em "Candy", temos apenas duas performances que merecem destaque. Uma delas é, claro, a da protagonista, e Jessica Biel faz um trabalho louvável em um papel bem diferente do qual está acostumada, mostrando muita desenvoltura e capacidade dramática. A outra é a de Melanie Lynskey como Betty Gore, com uma performance muito convincente e inspirada. Infelizmente, o resto do elenco fica devendo e, em alguns casos, soa totalmente deslocado, diferente do que vimos na série da HBO Max, com destaque para o papel do advogado de Candy, que tem bem menos carisma aqui e também sofre com uma menor participação no roteiro.

Temos, então, uma minissérie que, isoladamente, pode ser considerada um bom exemplar de drama criminal, apesar do roteiro apressado e do elenco inconsistente. No entanto, o fato de termos uma segunda adaptação logo em seguida não permite avaliá-la de forma isolada e proporciona uma ótima oportunidade de comparar as duas abordagens e identificar o que funcionou melhor. Com um elenco mais forte, mais tempo dedicado ao desenvolvimento da história e uma trama mais coesa, a adaptação da HBO Max é, sem dúvida, superior e deve ser a escolha para aqueles que desejam assistir apenas uma das duas. No entanto, para aqueles que se interessarem bastante pelo caso e desejarem obter mais detalhes, essa série do Star+ é uma boa opção para explorar outros fatos e aspectos dessa marcante história.

Disponível no Star+ neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário