No NetFlix:Sangue e Ouro(2023)
Em um filme que tem boa inspiração inicial, mas cai no "copia, mas não faz igual", tem como roteiro o grande problema. Descubra o porquê, sem grandes spoilers, na crítica abaixo.
Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Blood & Gold
Ano de Lançamento: 2023
Diretor: Peter Thorwarth(De longe o mais famoso é A Onda(2008) , Céu Vermelho-Sangue(2021) e Bang Boom Bang(1999))
Estrelas: Robert Maaser(que tem a cara de um personagem que saiu do Wolfenstein), Alexander Scheer(como o chefão nazista deformado malvadão), Roy McCrerey(como segundo o malvado mais sortudo dessa semana, o Sargento), Marie Hacke(que poderia ser até a protagonista, mas lembra do problema do roteiro?, aqui como Elsa), Connor Long(como o irmão de Elsa, Paule), Jördis Triebel(que poderia render uma personagem beeem interessante), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr
Sabe aquela situação clássica que acontece muito em Hollywood de filmes com argumento inicial praticamente igual e que geram produções lançadas se não juntas, de lançamento com poucos meses de diferença. É bem o caso dessa produção. E qual é o plot compartilhado pelo mais famoso "irmão" Sisu? Nazistas querem ficar com o ouro e eles tem que ser impedidos. Porém, aí começam as diferenças.
Primeiro porque vemos Heinrich(ou quase Henrique na pronuncia :P) sendo condenado por forca por deserção, pena que é quase concluída se não fosse a intervenção de Elsa. Claro, isso antes do título do filme e bem no comecinho do trailer. E até esse ponto se o espectador percebeu que a produção queria emular Tarantino, mais especificamente Bastardos Inglórios, acertou em cheio. Emular...
Porque a ultra violência está lá. Também outra influência forte no filme que é o estilão Western. Só que ao contrário do irmão famoso, Sisu, que entra na brincadeira de não se levar a sério e virar uma sucessão de absurdos, aqui ele tenta ser realista e não consegue, de novo, pelo roteiro cheio de furos. Ele deveria entrar no famoso ou fala que é uma fantasia ou pelo menos prese pela coerência. Só que você pode tentar, em nome da diversão, ignorar alguns detalhes...
E o filme tenta dar mais detalhes para você simpatizar. Tem o ouro que está escondido em uma cidadizinha, há diferentes tipos de índoles na mesma, assim como a motivação, só que... Aí pesa de novo o roteiro, já que os clichês, para não virarem um ônus, tem que ser bem aproveitados. Só que não é o que acontece na grande parte aqui dos casos.
De fato faz várias referências históricas como uso de anfetaminas, a perseguição à deficientes físicos, execuções sumárias em praça pública pela SS, principalmente no final da guerra(o filme pra dar um ar de urgência mostra que o avanço aliado que já é eminente), porém o que REALMENTE mais incomoda é a perigosa ilusão que de repente, do nada, algumas pessoas descobriram que os Nazistas eram maus, como eles tivessem vindo do espaço. Aí não...:/ Poderíamos até explorar a questão do cansaço, desilusão, suposta evolução do protagonista, mas o que se vê em tela tira ainda mais a diversão do filme.
"Ok, mas e as cenas de ação?", porque é pra isso que a gente está aqui, você deve pensar... E aí que pesa a qualidade da produção, que é melhor do que a média, porém nada surpreendente. E sabe o que poderia ter compensado essa falta de grande orçamento? :P Sim.... O roteiro. E ele não me ajuda a entrar na brincadeira, mesmo na questão da ação.
Resumindo, já naquele clima de quase desistindo da NetFlix, esse filme tem uma qualidade superior à média sem dúvida da empresa, o que anda não lá grande coisa não, porém a indecisão de se deixar levar pela fantasia, tentando ser realista e fracassando absurdamente, e aquele problema clássico de um roteiro que deveria ter sido melhor trabalhado acaba quase anulando os momentos interessantes de ação. Famoso pelo menos ficamos no filme médio se não fosse aquele cheiro de revisionismo histórico da culpa alemã na Segunda Guerra. Disponível na NetFlix.
Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo
Nenhum comentário