Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Navalny(2022)

Em um polêmico filme, ganhador do Oscar de Melhor Documentário, vamos conhecer a historia do maior opositor de Putin, que sofreu um tentativa de assassinato por envenenamento e sobreviveu pra contar a história por sorte e interferência de algumas pessoas. E descobriu como isso aconteceu, quase por sorte. Confirma mais detalhes na crítica abaixo.

Close não muito bem feito...mas não deixa de ser interessante



Nota IMDb: 7,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  Navalny
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Daniel Roher(Once Were Brothers:Robbie Robertson & The Band(2019), Finding Fukue(2018), Sourtoe:The Story of The Sorry Cannibal(2016))
Estrelas: Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, Dasha Navalnaya, Angela Merkel, Vladimir Putin, Christo Grozev, entre outras pessoas chave nessa história.
Crítica: Dissonantbr


Se o Brasil não é um país para amadores, a Rússia ainda mais. Quem conhece a história desse gigantesco país que é fundamental para entender como o mundo moderno funciona sabe que lá o poder cobra um preço alto, principalmente pra quem desafia quem está no cargo maior. E não raro, essas pessoas são...complexas. É o caso de Alexei Navalny. Por isso vamos tentar complementar alguns pontos do filme.

Advogado, formado na Universidade Russa da Amizade entre os Povos, em 1998, ficou famoso por ter um blog com denuncias de corrupção em diversas estatais russas e se filiou ao partido Rússia Pelo Futuro, foi detido varias vezes por acusações de desvio de dinheiro assim como convocação de protestos não autorizados(2011 e 2019). Tem um canal de Youtube que lhe rendeu certa fama. Foi atacado com um tipo de alvejante em 27 de abril de 2017, o que rendeu uma queimadura química no seu olho direito. Tentou concorrer a eleição e foi impedido por uma condenação anterior de 2014.

Parte do seu dinheiro vem de ser acionário minoritário, e dessa forma conseguiu ter acesso à informações que alimentaram o seu blog, o que por sua vez gerou sua fama. Outro ponto importante é que ele tem um envolvimento com grupos anti-imigrantes e de extrema direita, coisa que é questionada no filme e ele fala que precisa manter o canal aberto com todos os russos. Pra bom entendedor isso acho que fala muito. Há uma parte que se discute o que se pode fazer para salvar uma pessoa que informa algo super importante sobre o envenenamento e... observem o seu comportamento. E também vale resaltar que ele não é crítico da guerra na Ucrânia, ainda que há uma referência rápida no filme.

Mas voltando ao filme, o ponto alto e mais famoso definitivamente é o envenenamento no dia 20 de agosto de 2020, quando ele passou mal durante um voo que vinha de Tomsk(Sibéria) e por causa do seu estado ele pousa bem antes, em Omsk, onde ele é hospitalizado e por pressão da família e internacional, consegue ser transferido para a Alemanha. Lá se encontra ainda rastros de Novichok, o que gera comoção política e vai ser peça chave na parte mais importante do filme.

Como é mostrado no início do filme, dia 17 de janeiro de 2021, depois de difícil recuperação, ele volta pra Rússia, onde ele é detido sob a acusação de que ele teria violado os termos da condicional da sentença de 2014, sendo que parte da justificativa seria(!!!) que ele teria demorado para avisar da sua condição de saúde na Alemanha. Ele foi levado à prisão de Kolchugino, sendo que depois ele foi de fato colocado na colônia corretiva número 2 onde teve o cabelo raspado e era acordado 8 vezes por noite. Pelas condições ficou em greve de fome, sendo transferido para um hospital prisão onde encerrou a sua greve por ter tido suas demandas parcialmente atendidas.

Resumindo, o filme tem seus méritos, mas gasta muito tempo mal o seu tempo em cenas do casal ou suposta intimidade e menos no conteúdo dos vídeos, em debates, a sua opinião sobre vários fatos que ocorreram na Rússia e mundo, assim como outros personagens do cenário político da Rússia. Não aproveita pra denunciar o caso surreal de Boris Nemtsov que foi morto a tiros perto do Kremlin.  Até o chamado "surto" de oligarcas russos que misteriosamente caem de janelas e escadas não é abordado, sendo que estranhamente isso se aplica principalmente a pessoas que criticam o regime. Claramente o prêmio é principalmente um ato político contra o absurdo que vive a Rússia. Vale, mas de forma muito crítica. Disponível na HBO Max.





Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário