Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Em Nome do Céu (2022)

  

Uma ótima minissérie de crime e drama com boas atuações e que traz luz aos perigos do extremismo e da religiosidade cega

                                                                                                                                           

Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Under the Banner of Heaven
Criadores: Dustin Lance Black
Estrelas: Andrew Garfield, Sam Worthington, Daisy Edgar-Jones
Sinopse: Um detetive investiga um caso sombrio de assassinato envolvendo sua congregação e sua fé será posta à prova.
Crítica: Michael

A história de humanidade está cheia de exemplos em que a religião foi mal utilizada, seja pelo seu envolvimento com a política ou seja pelo puro desejo humano de justificar seus atos. E geralmente esse mal uso causa grandes males devido ao instinto que todos nós temos de permanecer a uma comunidade e se sentir aceito, o que faz com que sempre existam seguidores e pessoas atrás dos líderes que criam esses desvios. Esta minissérie original do Star+ baseada em um best-seller explora casos reais de assassinados em comunidades mórmons dos Estados Unidos para levantar pontos interessantes sobre estes temas e trazer à luz os perigos do extremismo religioso. Com ótima produção e excelente atuação do elenco, ela é uma ótima pedida para os que gostam de dramas criminais e que estiverem dispostos a refletir sobre os temas acima.

A trama mostra uma cidade no interior dos Estados Unidos na década de oitenta onde um assassinato brutal de uma mãe e seu bebê choca uma comunidade mórmon e traz à tona segredos do passado polêmico dessa religião. Um policial mórmon irá se juntar a seu parceiro descendente de nativos americanos em uma jornada que os colocará diante dos perigos do extremismo religioso, do preconceito e da mistura entre política e igreja. Além disso, a série vai além e alerta sobre os males da religiosidade cega e da influência enorme que ela poder ter sobre a vida das pessoas, acobertando crimes do passado e do presente em nome de uma obediência sem direito a questionamentos.

Em sete longos episódios de mais de uma hora cada e quase duas no último, a série faz um ótimo trabalho em contar a história e desenvolver seus personagens. E isso se mostra principalmente na figura do detetive protagonista e na sua jornada onde sua fé ao mormonismo é provada e ele precisa lutar para manter sua família e até sanidade. Sua interação com seu parceiro traz ótimos momentos dramáticos e os poucos alívios cômicos da série. Temos também bons momentos de suspense e de investigação policial, com segredos sendo relevados constantemente para manter o ritmo e com a tensão progredindo para um desfecho que, apesar de não ser tão emocionante, consegue fechar bem tudo o que foi levantado. A qualidade de produção é excelente ainda que não hajam cenários ou figurinos extravagantes, até mesmo porque não são necessários pelo contexto da série.

Outro ponto forte é o elenco que conta com nomes como Andrew Garfield e Sam Worthington. O primeiro está muito bem escalado como o detetive mórmon e mostra todo seu talento dramático nos momentos em que sua fé e seus valores são abalados. Já Sam Worthington interpreta um dos fanáticos religiosos e consegue retratar muito bem uma pessoa perturbada e capaz de atos impensáveis em nome de uma fé desviada. Também merecem destaque Wyatt Russell como outro extremista religioso em uma espiral de loucura e Daisy Edgar-Jones como a mulher que foi vítima do assassinato. Isso sem falar do simpático Gil Birmingham no papel do parceiro do protagonista esbanjando carisma e confiança.

Fica então a recomendação desta ótima minissérie de crime e drama para os que se interessam pelo gênero e principalmente pelo tema do fundamentalismo religioso. Vale ressaltar também que a violência é até bastante contida tendo em consideração tudo o que é levantado, mas existem sim momentos que podem abalar os mais sensíveis. Além disso, os questionamentos sobre o tema da religiosidade tóxica certamente irão desagradar os mais tradicionais e que não estiverem abertos a uma discussão mais ampla e sem filtros. Mas os que estiverem dispostos podem sim tirar lições interessantes e aproveitar as excelentes atuações de grande parte do talentoso elenco de mais uma boa produção original do Star+.

Disponível na Star+ neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário