Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Shantaram - Primeira Temporada

Uma adaptação que diz ser baseada sem fatos reais, mas que independentemente disso ser verdade ou não gera uma boa primeira temporada apesar do final
                                                                                                                                           

Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Shantaram
Criadores: Eric Warren Singer , Steve Lightfoot
Estrelas: Charlie Hunnam, Fayssal Bazzi, Sujaya Dasgupta
Crítica: Michael

Algumas histórias de vida são tão impressionantes que certamente são dignas de serem representadas em filmes ou seriados e já vimos vários exemplos bem sucedidos disto. Porém, muitas vezes fica difícil identificar o que é realidade e o que é fruto da famosa "licença poética" e isso acaba diminuindo o impacto que a biografia de alguém têm em termos de ensinamento ao espectador. Esta é justamente a impressão que fica após assistir à primeira temporada da Shantaram, baseada na história de vida de Gregory David Roberts, principalmente após um final que parecia estar encaminhando tudo para um desfecho satisfatório, mas que no último instante resolve deixar a ponta para uma próxima temporada.

No roteiro da série, temos um australiano condenado por assalto a banco que escapa da prisão e foge para a Índia onde se envolve com a máfia, política e inicia uma clínica dentro de uma das favelas de Bombaim. A trama é baseada no livro Shantaram escrito pelo próprio Gregory, mas não é o objetivo aqui comparar as duas obras. No entanto, isso é relevante porque, como diz o ditado, "a história é escrita pelos vencedores", ou seja, temos um seriado baseado em um livro autobiográfico escrito pela própria pessoa e isso pode levantar sim algumas suspeitas sobre o que é contado. E talvez daí surja esta impressão de que nem tudo que foi mostrado aconteceu exatamente desta maneira.

Apesar disso, se deixarmos de lado este fato de estarmos em uma série biográfica, o resultado é realmente interessante e tem elementos suficientes para justificar sua adaptação. Temos ação, intrigas políticas, drama e romance misturados em uma história habitada por personagens cativantes. E as escolhas de elenco foram muito acertadas e ajudaram a montar o quebra-cabeças. O britânico Charlie Hunnam é uma verdadeira força da natureza no papel do protagonista e rouba todas as cenas, mostrando grande talento e carisma nos menores detalhes e até mesmo no sotaque australiano. Antonia Desplat também se destaca como a misteriosa Karla e interesse romântico do protagonista. Também é importante reconhecer a performance encantadora de Shubham Saraf como o "parça" do protagonista.

Com uma produção de primeira, bom elenco e uma história interessante, esta série original da Apple TV+ é uma ótima pedida para os fãs de drama, desde que não se apeguem demais ao fato dela ser supostamente baseada em fatos reais. No entanto, vale o destaque negativo para o final que no último instante perde uma ótima chance de encerrar tudo para deixar um forçado gancho para uma próxima temporada. Resta saber se a história de Gregory ainda tem mesmo tanto conteúdo interessante assim para justificar uma continuação da série e principalmente se a Apple TV+ decidirá realmente fazê-la.

Disponível na Apple TV+ neste link

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário