Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:The Dropout(2022)

Baseada na absurda história de como Elizabeth Holmes enganou tantas pessoas durante tanto tempo, mas não todos, chega praticamente com um timing impressionante... E o que essa tragicomédia pode ensinar a todos. Confira isso e mais na crítica abaixo

Famoso repetir uma mentira até que ela finalmente funcione

Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original:  The Dropout
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Amanda Seyfried(como assustadora Elizabeth Holmes), Naveen Andrews(sim, o iraquiano lá de Lost, com o complexo Sunny Balwani), William H. Macy(como o Patent Troll Richard Fuisz), Sam Waterston(como George Shultz), Stephen Fry(como Ian Gibbons), Ebon Moss-Bachrach(como o reporter que talvez não tivesse idéia da confusão), Kurtwood Smith(como o advogado bom no que faz David Boies), Michael Ironside(como o cowboy Don Lucas), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Confesso que tinha uma reserva quanto essa minissérie porque mais um drama... Porém não só as excelentes críticas, como a relevância dessa loucura toda leva grandes lições para quem quiser aprender. E como infelizmente segredinhos das grandes empresas vazam. 

E vamos começar pelo fim...:P 18 de novembro de 2022 saiu finalmente, depois de um processo de quase 4 anos, a sentença de 11 anos de prisão, sendo responsabilizada de ter mentido para investidores e consumidores sobre os resultados dos exames feitos por sua Startup. E ainda que recém mãe e com um namorado mais novo, o estrago do mal exemplo dela não só dificultou a já extremamente íngreme escalada de sucesso para as mulheres na Forbes, jogou luz sobre o quão pouco real é a cultura do Vale de Silício e Startups, especialmente no EUA.

E o começo de alguém que larga Stanford para começar a sua startup com um aporte modesto frente ao que sonhava, era vista como a mais nova bilionária, na época 31 anos, sendo constantemente comparada com Steve Jobs, uma fixação confessa dela até na forma de se vestir, capa da Forbes e tantas outras revistas, atraindo inúmeras figuras públicas da indústria e governo americano.

Basicamente construída sob o podcast da ABC de mesmo nome, toma algumas liberdades criativas, mas por mais bizarro que possa parecer, pega leve em uma série de fatos que foram piores do que apareceram na série. E com um bom encandeamento narrativo, a série nos seus 8 episódios de 50 e poucos minutos mostra como uma jovem muito inteligente e obstinada em ficar bilionária, vai cortando caminhos e tentando(e conseguindo a quase todos) convencer sobre uma ladainha muito comum nas terras ricas das grandes Big Techs da California. 

E aqui temos a excelente performance de Amanda Seyfried com um não menos impressionante Naveen Andrews como o polêmico Sunny Balwani, e Stephen Fry como o ingênuo Ian Gibbons, assim como Kurtwood Smith como o polêmico David Boies. Tudo amarrado em uma série de fatos surreais e que caem como uma bomba em alguns círculos de investimento. Conta a lenda que Jennifer Lawrence desistiu de interpretar Elizabeth depois de ver a performance de Amanda. Entendo perfeitamente o que ela viu.

Resumindo, claro que não substitui o excelente livro Bad Blood - Fraude Bilionária no Vale do Silício do repórter John Carreyrou, como muitos vão ver algumas práticas questionáveis em alguns Departamentos de Inovação. Se a critica faz sentido, que ótimo. Ética e negócios não são óleo e agua, por mais que vendam indiretamente isso todo o tempo para o público. Vale muito a pena ver como público, mas deveria ser obrigatório para administradores! Disponível na Star+ e forte candidata a vários prêmios e vi o porque. 




Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário