Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Pinóquio por Guillermo del Toro (2022)

  

A versão atualizada definitiva de Pinóquio na forma de um filme encantador, inteligente e que é um verdadeiro deleite visual

                                                                                                                

Nota IMDb: 7,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Guillermo del Toro's Pinocchio
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Guillermo del Toro
Estrelas: Florence Pugh, Tom Burke, Kíla Lord Cassidy
Sinopse: Nesta incrível animação musical em stop-motion, o cineasta vencedor do Oscar® Guillermo del Toro reinventa o clássico conto do boneco de madeira que ganha vida.
Crítica: Michael

O trabalho de adaptar uma história clássica para os dias atuais é muito mais complicado do que criar um filme de um conteúdo original, principalmente quando se trata de um personagem tão famoso e amado como Pinóquio que tem sua imagem associada ao estúdio Disney. Porém, graças ao fato do personagem já ser de domínio público, foi justamente isso que Guillermo Del Toro decidiu fazer nesta nova produção original do NetFlix e nós como espectadores devemos nos sentir presenteados com o resultado. A nova versão de Pinóquio é um filme encantador, com uma história rica de metáforas e bem construída com uma mensagem linda, com personagens interessantes e fáceis de se sentir empatia, com músicas tocantes e um visual belíssimo capaz derreter até os corações de madeira.

A trama mostra Gepeto, um mestre carpinteiro que perdeu seu filho por conta da Segunda Guerra Mundial e se afunda em remorso. Porém, quando ele recebe um presente inesperado na forma de um boneco de madeira que ganha vida, ele antes precisa lidar com o luto para depois aproveitar a bênção que recebeu e aceitar Pinóquio como ele é. O roteiro consegue atualizar o conto clássico de maneira excepcional e ainda insere ele em temáticas políticas e ideológicas que enriquecem ainda mais a experiência e ajudam a atualizar as lições de moral do texto original. Tudo isso sem descuidar dos personagens e suas motivações, facilitando a identificação do público. As músicas também merecem elogios e se encaixam perfeitamente à temática e à trama.

Porém, a grande estrela do espetáculo é mesmo o visual da animação stop motion que enche os olhos e de vez em quando consegue mareá-los de emoção também. A pegada mais sombria e realista de Del Toro está aqui e tudo ganha forma com muito carisma e originalidade. O fato de quase tudo ser de madeira também ajuda a dar um clima ainda mais interessante ao filme, principalmente considerando a temática do filme que gira em torno de um menino de madeira que ganha vida.

Outro ponto forte do filme é o seu elenco e temos colaboradores antigos de Del Toro misturados com novos nomes como Ewan MacGregor esbanjando carisma como o grilo falante. David Bradley nos presenteia com o Gepeto mais humano que já vimos em uma performance memorável enquanto o jovem Gregory Mann emociona como o boneco do título. Nomes como Ron Pearlman e John Turturo também contribuem, mas é Kate Blanchett que surpreende ao dar a voz ao macaco Spazzatura.

Este filme é então recomendado para todos os que gostam de uma animação de qualidade, principalmente de stop motion. E se você for fã do conto clássico de Pinóquio, esta é sem dúvidas a versão atualizada definitiva, infinitamente superior ao desastre live action criado pela Disney em 2022 e do qual já reclamamos aqui no blog, ficando apenas o alerta da temática um pouco mais sombria e da censura 12 anos. Mais um excelente produto da parceria de Del Toro com o NetFlix na forma de um filme encantador, inteligente e que é um verdadeiro deleite visual.
 

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário