Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: O Método de Stutz

    

Uma interessante mistura de documentário com sessão de terapia ao vivo que apresenta uma abordagem mais prática que comprova a evolução do tratamento da saúde mental

                                                                                                                      

Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2022
Título original: Stutz
Diretor: Jonah Hill
Crítica: Michael

A terapia já foi cercada de estigmas e muitas pessoas tinham vergonha de confessar que estavam recorrendo à ajuda de um profissional para resolver problemas como depressão, insegurança, culpa, vício, etc. E, mesmo que isso ainda exista principalmente em culturas mais conservadoras, o acolhimento é bem melhor e tem acompanhado a evolução das técnicas de terapia que precisaram se adequar aos desafios dos tempos modernos que transformaram os transtornos mentais em uma das principais questões de saúde pública, principalmente com a pandemia. Esta mistura de documentário com sessão de terapia ao vivo do NetFlix se propõe a apresentar uma dessas novas tendências terapêuticas mias modernas e voltadas para a prática, conhecida como Método de Stutz, e traz ideias bem interessantes que podem dar uma alternativa para quem precisa de ajuda e não encontrou conforto nos métodos tradicionais.

A produção foi uma ideia de Jonah Hill, um famoso ator de Hollywood que já precisou e ainda precisa lidar com várias questões pessoais e que viu no método de Phil Stutz uma alternativa poderosa e eficaz que o tem ajudado bastante. Por conta disso, ele resolveu promover o método na esperança de torná-lo conhecido por mais pessoas que, como ele, não conseguiram sucesso em técnicas mais tradicionais. O formato começa bem conservador com eles apresentando o método e seus princípios, mas logo acontece uma "quebra de quarta parede" e eles passam para uma conversa descontraída onde ambos se abrem e revelam sua fraquezas, medos e como o método Stutz pode ajuda a lidar com isso.

Basicamente o método é uma abordagem terapêutica bem mais voltada para exercícios práticos que visam agilizar o processo de cura. Ao invés de depender da evolução própria no tempo do paciente, que às vezes pode demorar, Phil pensou em criar "ferramentas" para acelerar este processo e através de ações práticas que podem ser aplicadas em diversas questões como insegurança, procrastinação, vício, perda e desapego, conflito, auto sabotagem, etc. Cada ferramenta dessa consiste em um exercício prático, seja físico ou mental, que mistura técnicas de relaxamento e meditação guiada. Por exemplo, uma das ferramentas visa trazer de volta o equilíbrio para a vida do paciente e a prioridade dela é que seja tratado o corpo com algumas atitudes saudáveis de alimentação e exercícios que irão potencializar o uso das demais ferramentas.

O documentário não entra em detalhes sobre todas as ferramentas e nem é o suficiente para quem quiser aplicar o método. Fica claro que nem era este o objetivo. Na verdade, ele funciona mais como uma forma de Jonah Hill expressar a sua gratidão ao terapeuta que criou este método que transformou sua vida e mostrar como o laço entre eles superou o de médico-paciente tradicional, mesmo que em alguns momentos ele entre em um "ego trip" e traga certas revelações que possam parecer forçadas. E, mesmo que para nós aqui no Brasil algo assim ainda seja quase inalcançável para a maioria, serve também para mostrar que as terapias estão evoluindo e que não podemos temer o novo e nem ficar restritos ao que é tradicionalmente ou academicamente aceito.


Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário