No NetFlix: Bem-Vindos à Vizinhança
Uma minissérie que promete muito e entrega pouco apesar do bom suspense em alguns momentos |
Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Watcher
Criadores: Ian Brennan, Ryan Murphy
Estrelas: Naomi Watts, Bobby Cannavale, Mia Farrow
Crítica: Michael
Quase todo mundo tem alguma história sobre desentendimento com algum vizinho ou pelo menos já morou perto de alguém que considerou estranho. E certamente algumas destes casos são tão interessantes que acabam chamando a atenção e inclusive sendo fonte de inspiração para a criação de filmes ou séries. E foi justamente um caso assim que serviu de base para esta nova minissérie do NetFlix. No entanto, apesar de ter uma premissa interessante e construir ela bem no início com um suspense competente, a série acaba se perdendo do meio para o fim e não entrega um desfecho satisfatório pela expectativa criada.
A minissérie é levemente baseada em um caso real de uma família que comprou uma casa no subúrbio e começou a receber cartas assustadoras de alguém que se intitulava como "O Observador". O roteiro pega esta premissa interessante e inclui nela vários elementos fictícios para elevar o suspense e a dramaticidade. Cercada de vizinhos esquisitos e excêntricos, não faltam suspeitos e a família também sofre com eventos sinistros que os levam ao limite da sanidade e a uma busca para tentar descobrir a identidade do culpado.
As liberdades criativas são justificadas e até esperadas quando temos uma adaptação como esta, mas o problema aqui é que os criadores acabam gerando uma expectativa que não é nem de longe atendida pelo final que decidiu se manter preso à história real. Além disso, ainda que o suspense seja muito eficaz em vários momentos, a série levanta tantos suspeitos e subtramas que acaba se perdendo do meio para o final e diluindo o efeito desse suspense criado. Isso sem falar que algumas dessas subtramas, como por exemplo a da filha adolescente da família, são bem desinteressantes e deixam um gosto amargo de que não passam de enchimento para justificar mais episódios.
Em termos do elenco o grande destaque é a talentosa Naomi Watts como Nora em mais uma performance que mostra seu talento para suspense e drama. Bobby Cannavale também se supera no papel de seu marido Dean que retrata muito bem o papel de uma pessoa assustada e obcecada. Vale também ressaltar as participações de Margo Martindale e Mia Farrow como vizinhas excêntricas.
Temos então uma minissérie que tinha potencial para ser algo bem melhor, mas que se perde em um roteiro inchado e que promete muito e entrega pouco no final. Talvez o grande erro tenha sido a escolha de deixar o desfecho apegado aos eventos reais quando em quase todo o resto houve uma liberdade criativa gigantesca.
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário