Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Moonfall - Ameaça Lunar (2022)

  

Um dos piores filmes do ano, talvez da década, que é um verdadeiro exemplo de como gastar mal.

                                                                                                               

Nota IMDb: 5,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Moonfall
Ano de Lançamento: 2022
Diretor: Roland Emmerich
Estrelas: Halle Berry, Patrick Wilson, John Bradley
Sinopse: Uma força misteriosa puxa a Lua para fora de sua órbita ao redor da Terra e a envia em rota de colisão com a vida tal como a conhecemos.
Crítica: Michael

Era uma vez uma época em que o diretor Roland Emmerich era considerado um dos grandes talentos para blockbusters de destruição que arrastava multidões aos cinemas após lançar sucessos como 'Independence Day' e 'O Dia Depois de Amanhã'. Depois de alguns fracassos como '10.000 A.C.' e '2012', porém, ele ficou marcado pelo mal uso de efeitos especiais e histórias vazias. Eis então que ele resolve tentar voltar à sua forma antiga e busca financiamento para seu mais novo e grandioso filme, 'Moonfall', que custou mais de 140 milhões de dólares para trazer efeitos especiais e destruições de primeira. O resultado? Um dos piores filmes do ano, talvez da década, que é um verdadeiro exemplo de como gastar mal.

A trama mostra a Lua tendo uma mudança repentina na sua órbita e partindo para uma colisão direta com a Terra, causando pânico e destruição em todo o planeta. Neste cenário, um trio formado por um ex-astronauta fracassado, um nerd entusiasta com teorias da conspiração e uma funcionária da Nasa irão se juntar para tentar salvar o dia. O roteiro tem mais crateras do que a própria Lua e está recheado de clichês como: astronautas despreparados que se desesperam no menor sinal de perigo; governos totalmente incompetentes que somem diante de uma ameaça de extinção; cidadãos comuns heróis sem treinamento que aparecem para salvar o dia. Para piorar, as justificativas para a alteração da órbita lunar e suas implicações na trama são extremamente absurdas e dignas de fazer Stanley Kubrick se debater em sua cova. Personagens planos, tiradas em momentos de vida ou morte e piadas que quase nunca dão certo fecham o pacote de bizarrices.

Mas tudo isso poderia ser de certa forma relevado se a ação e a diversão proporcionada pelo filme fossem interessantes. Infelizmente não é o que acontece e temos uma enchente de efeitos especiais com qualidades tão discrepantes que em alguns momentos parece que certas cenas foram feitas por estagiários. Para piorar, o filme abusa e aplica efeitos digitais até em cenas comuns como perseguições de carros ou simples tomadas externas, o que dá uma cara de produção preguiçosa para todo o filme. Quase não existem efeitos práticos ou cenários, algo que é fundamental para um filme de destruição (estou certo ou errado, Michael Bay?).

Entristece também ver atores talentosos como a ganhadora do Oscar Halle Berry se sujeitar a este tipo de vexame, talvez em busca de uma grana fácil. Ela desaponta com diálogos tenebrosos e afunda ainda mais sua carreira recheada de escolhas duvidosas. Até mesmo o "novato" John Bradley já havia mostrado seu talento em Game of Thrones e sofre em um papel que é um clichê ambulante. Patrick Wilson pelo menos parece estar ciente da galhofada e abraça o tom de filme B. O resto do elenco é bem ruim e está ali apenas para da prosseguimento ao show de horrores.

Temos então uma experiência desastrosa que, ao tentar se levar a sério demais, acaba inclusive abrindo mão da chance de ser um daqueles "tão ruim que é bom para dar risadas". A diversão que seria marca deste tipo de filme fica comprometida pelos efeitos especiais ruins e mal utilizados e pelos personagens vazios e nada empáticos. O fracasso de bilheteria (arrecadou menos de um terço do que custou) mostra que o público está começando a resistir a este tipo de filme e certamente o dinheiro teria sido muito melhor gasto se financiasse dez filmes independentes de novos cineastas. Só recomendado para aqueles que têm tempo de sobra e estão curiosos para saber porque esta bomba está na maioria das listas de piores do ano.

Disponível no Amazon Prime Video até o dia da postagem através deste link. Não clique!!! ;)

Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário