Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez:Dyson Sphere Program(0.74v/2021)

Com excelentes notas de crítica e público, como esse jogo de simulação e gerenciamento vem se portando, ainda que não tenha sido oficialmente lançado? E vale a pena mesmo assim arriscar? Confira esses e outros detalhes na crítica abaixo.

Um ou mais mundinhos para você chamar de seu

Férias chegando, o dinheiro curto, pandemia ainda assustando, quem sabe um joguinho onde você pode controlar recursos pode ser algo interessante para se distrair. E descendente direto de clássicos como Satisfactory(também ainda em alfa), Factorio e cia, basicamente no controle de um robozão(não é o CR7), é possível se divertir em automatizar, planejar e explorar seu sistema solar e mais além.

Baseado no sonho de controlar a fonte praticamente inesgotável de energia fornecida por uma estrela(que é o objetivo de uma Esfera de Dyson) o usuário vai percorrendo as formas de energia para sua evolução na automação de carvão(madeira)/eólica, petróleo, nuclear e/ou por fim a da Esfera de Dyson. O como até o objetivo é a graça e a personalização de cada um que toma esse desafio. 

Uma coisa curiosa é que nem sempre escalar a produção é a coisa mais sensata a ser feita. Explico: curiosamente no jogo não há como reciclar itens. Outra coisa curiosa é que é possível destruir árvores, aterrar o mar, queimar petróleo, porém as consequências não ficam claras(será que não caberia uma mensagem ecológica aqui?). Outra pergunta que o usuário tem que se fazer muitas vezes é se aquele item que está sendo feito aos milhares realmente vai ser útil em outra fase. O que há de melhor em uma fase não é aquilo tudo em um outra. Alguns itens podem ser melhorados, como a onipresente esteira de transporte que tem a versão básica e a velocidade x 2 até toda a escala funk. A mesma coisa acontece com outros itens e isso foi uma decisão de design interessante. 

Às vezes ter um objetivo de pesquisa já ajuda a dosar os materiais a serem construídos

Outra coisa legal é a exploração de outros planetas(dica: confira bem se vc está levando combustível para ida e volta pra não virar uma jaca espacial com uma looooooongaaa viagem de volta que não é nada divertida(quem sabe salvar antes seja uma boa ideia)). A troca de recursos entre os planetas é um grande trunfo ainda que o porto espacial interplanetário e suas esteiras não tenham sido muito claras quando a necessidade de seleção do tipo de recurso que será filtrado. Extrair recursos de gigantes de gás poupa muito tempo e recursos para fazer, por exemplo, gás, ainda que adicione o problema de transporte de baterias cheias. Ou seja, muitas vezes a conveniência vem com um preço ou automação necessária.

Criando pequenas estrelas(velas solares lançadas ao espaço!)

A fila de pesquisa é outro ponto super importante se dividindo entre o quanto à evolução do robô e quanto as tecnologias desbloqueadas. Fazer um bom balanceamento entre os dois vai poupar muito esforço sem dúvida. Uma diversão a parte é a ida para a energia nuclear com obtenção de deutério e outras coisinhas que não vamos fazer spoilers. Cada mudança na sua matriz de energia leva a curiosas reflexões e impactos na organização do seu mundo mãe e colônias.

Sobre ser um alfa, há ainda um recursos disponível na pesquisa, mas grande parte do jogo está lá e vendo os videos anteriores, já houve uma melhoria considerável em outros estágios do jogo. Mas quanto a estabilidade, bugs ou impedidores(às vezes há um outro probleminha na hora de construir esteiras, mas nada de outro mundo não), o jogo vale sim a pena ser jogado agora.

Resumindo, é um jogo divertido e bem versátil ao estilo de jogo, com espaço para algumas melhorias e com ótimas fotos das cidades feitas por usuários. Vale muito a pena para descansar a cabeça pensando como organizar tantos recursos...Ou ficar procurando onde você deixou as placas de titânio ou os tanques de ácido sulfúrico...:P  Vale a pena, melhor ainda esperando uma promoção na Steam ou Epic Store. Disponível no PC.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário