Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Rompendo Barreiras - Nosso Planeta (2021)

 

Um documentário excepcional com um alerta assustador sobre como o cenário atual de exploração ambiental pode causar nossa extinção

                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Breaking Boundaries: The Science of Our Planet
Criadores: Jon Clay
Estrelas:  David Attenborough,Johan Rockström
Crítica: Michael

A parceria entre o lendário narrador de documentários da BBC David Attenborough e o NetFlix já gerou bons frutos como a excelente série documental 'Nosso Planeta' e parece que ele está focando o final da sua carreira em fazer obras voltadas para alertar sobre as mudanças drásticas que a ação humana tem causado no planeta Terra. A mais nova produção desta união, o documentário 'Rompendo Barreiras - Nosso Planeta',  foca justamente neste tema e traz um retrato preocupante da urgência da raça humana rever suas práticas de exploração do meio ambiente antes que seja tarde demais.

Este documentário mostra um estudo realizado pelo cientista Johan Rockstrom onde ele faz um levantamento de todas as pesquisas relacionadas ao impacto da ação humana no meio ambiente e estipula fronteiras limites que mostram até que ponto essas ações se tornam irreversíveis e podem desencadear uma extinção em massa que tornaria nosso planeta totalmente inabitável para os seres humanos. A questão climática e do aquecimento global, tão falada ultimamente, é justamente uma dessas fronteiras que estamos à beira de cruzar. Outros exemplos são a questão da poluição, da água potável, da alimentação, da extinção de espécies e ecossistemas, etc.

Além da narração e da presença de David Attenborough compartilhando de sua enorme experiência no tema, o documentário traz o depoimento de vários outros especialistas e também mostra imagens belas e outras chocantes que evidenciam a destruição e os impactos que já estamos sofrendo, como por exemplo nos terríveis incêndios da Austrália de 2020. O ponto mais alarmante é saber que nós já ultrapassamos algumas dessas fronteiras e algumas dessas alterações que causamos ao planeta não podem mais ser desfeitas. Mas nem tudo é má notícia e também são mostrados possíveis atitudes simples que podemos tomar para reverter aquilo que ainda é possível, como por exemplo dar preferência a comidas mais saudáveis, à energia limpa e também a produtos recicláveis. Afinal, a raça humana já provou se capaz de reagir a este tipo de situação quando reverteu o problema do buraco da camada de ozônio que ganhou destaque na década de 80 e gerou um esforço internacional para substituir os produtos que estavam afetando o meio ambiente.

Sem dúvidas trata-se de um documentário que, apesar de extremamente bem produzido, é doloroso de se assistir para aqueles que se importam com o meio ambiente e com o futuro que nossos filhos irão herdar. Mas isso só torna ele mais relevante, pois também deixa claro que a reação e a mudança precisam acontecer ainda nesta década antes que um evento de extinção seja inevitável. E ele também toca em outro ponto relevante ao lembrar que a solução não virá apenas das autoridades e que a melhor forma de resolver é cada pessoa assumir sua responsabilidade e mudar suas atitudes.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário