Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Alma de Cowboy (2021)

  

Um bom drama que tenta desmistificar a imagem de cowboy do cinema
                                                            

Nota IMDb: 6,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Concrete Cowboy
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Ricky Staub
Estrelas: Idris Elba, Caleb McLaughlin, Lorraine Toussaint 
Sinopse: Um adolescente rebelde vai morar com o pai durante o verão e descobre um lar numa comunidade unida de caubóis negros da Filadélfia.
Crítica: Michael

Uma das coisas que fica bem evidente no gênero de faroeste, seja na sua época áurea ou mesmo nos filmes mais recentes, é a falta de cowboys negros. Isso criou uma imagem bem tendenciosa dos heróis deste gênero e gerou a falsa impressão de que nunca existiram cowboys afrodescendentes. Este filme trata justamente deste tema através de um drama que retrata cowboy reais que criaram uma comunidade unida na Filadélfia.

A trama mostra um adolescente que esta enfrentando problemas disciplinares na escola e é enviado pela mãe para passar o verão com seu pai na Filadélfia. Ao chegar lá, ele encontra uma comunidade de cowboys negros que vivem na periferia em um estilo de vida que contrasta com a paisagem de concreto e asfalto que os cerca. Apesar de uma resistência inicial forte por conta dos problemas de relacionamento com o seu pai, aos poucos o jovem vai aprendendo o valor da disciplina e experimenta a importância de lutar pelo que se acredita para ser sincero com sua alma, mesmo que isso vá contra o que os outros acham aceitável.

O filme é uma comovente historia de amadurecimento e paternidade. Ele também trata de questões do preconceito racial que vão ao encontro dos movimentos mais recentes que buscam a igualdade e o fim do racismo. Além disso, ele retrata um movimento cowboy que é desconhecido por muitos e que ajuda a desmistificar a figura que Hollywood criou para este gênero. Este estilo de vida, aliado com o cuidado e ligação ao cavalo, é apresentando como uma oportunidade para lutar contra a exclusão social e fugir do crime.

Em termos de elenco, me impressionou o fato de que alguns personagens foram interpretados por cowboys negros da vida real. Isso com certeza ajuda a transmitir mais realismo e honestidade ao filme. Do lado dos atores mais conhecidos, o destaque vai para Caleb McLaughlin como o jovem Cole. O ator mostra que amadureceu bastante desde sua escalação para o elenco da serie hit Stranger Things e que tem bastante potencial para vencer na sétima arte. Idris Elba também esta bastante confortável e convincente no papel do pai cowboy com estilo mais calado que precisa se reconciliar com seu filho.

Em suma, temos um bom drama que foge dos moldes e tenta desfazer uma imagem preconceituosa que Hollywood criou para os cowboys. Ao invés de personagens caricatos com armas na cintura e trejeitos, temos pessoas excluídas socialmente que são apaixonadas por cavalos e pela liberdade de cavalga-los mesmo na cidade. Talvez por isso sua recepção pelo publico tenha sido tão polarizada. Resta esperar que com o tempo ele alcance uma audiência maior e receba o devido reconhecimento.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário