Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Ghost of Tsushima (PS4)

  

Com arte e gráficos de primeira, ação e dificuldade bem balanceadas e uma história envolvente, este jogo é uma experiência única e recompensadora

                                                                                  
Plataforma: PS4
Metascore: 83 (User Score: 9.2) - Até o dia da postagem
- Análise: Michael

Quem me conhece sabe que sou um grande fã da cultura japonesa e sempre que posso assisto ou jogo conteúdo relacionado a isto. Depois de terminar este jogo exclusivo da Sony posso dizer que, se você também gosta do tema e tem vontade de saber o que é ser um samurai, esta é simplesmente a melhor opção disponível até o momento. Com arte e gráficos de primeira, ação e dificuldade bem balanceadas e uma história envolvente, este jogo é uma experiência única e recompensadora.

A trama nos coloca na pele do samurai Jin no momento em que ele está prestes a lutar ao lado do seu tio para defender sua ilha de Tsushima contra a invasão do império mongol. Derrotado na batalha e quase morto, ele é ajudado por uma ladra e a partir daí começará um jornada para criar um movimento de resistência contra os invasores e precisará quebrar alguns dos seus valores de samurai para superar um inimigo que sabe tirar proveito de suas fraquezas e que não possui o conceito de honra tão arraigado na cultura japonesa. Além disso, também acompanhamos as histórias paralelas dos aliados de Jin e de suas lutas pessoais no meio dessa batalha. Tudo é contado de maneira bem fluida e carregada de emoção e detalhes sobre a cultura japonesa. A sua conclusão também é muito interessante e inclusive inova pelo fato de trazer ainda algumas missões para serem concluídas após o desfecho.

A apresentação visual do jogo é simplesmente impressionante. Eu joguei em um PS5 através da retro compatibilidade com o PS4 que permite experimentar o modo de imagem de maior qualidade em 60 FPS e recomendo que façam o mesmo se for possível. Além de texturas de alta qualidade que trazem à vida uma infinidades de detalhes da cultura e paisagem do Japão, o jogo traz uma impressionante quantidade de elementos dinâmicos do cenário que reagem ao vento como folhagens, árvores e animais. Inclusive o jogo faz uso disso para guiar o jogador para seus objetivos através da direção do vento. O único detalhe negativo que encontrei foi a questão da animação do cavalo quando se está cavalgando e que soa um pouco estranha com o balançar da câmera, diferente do que sei viu em Red Dead Redemption 2, mas nada que comprometa o resultado final. Destaque também para a variedade visual de equipamentos de Jin e também para a variação nos ambientes da ilha durante a progressão na história. Um bônus é a opção de habilitar um "modo Kurosawa" que traz um filtro preto-e-branco para que o jogo se pareça com os filmes do celebrado cineasta japonês.

Em termos de jogabilidade, Ghost of Tsushima tem um combate visceral e focado na ação e que exigirá estratégia e reflexos para lidar com diversos inimigos ao mesmo tempo. Além disso, será necessário variar o estilo de Jin dependendo do inimigo que se está enfrentando e também usar diferentes tipos de equipamentos para tirar proveito de cada situação. Tudo isso é muito bem balanceado e à medida que a dificuldade aumenta o jogo também apresenta novas técnicas e opões de abordagem para compensar. Existe também o elemento furtivo e, ainda que ele seja obrigatório em vários momentos das missões, em geral ele pode ser ignorado em troca de uma abordagem mais direta ao combate. O destaque negativo aqui vai para a inteligência artificial limitada dos inimigos para detectar Jin durante esses momentos furtivos. O destaque positivo vai para os momentos de "duelo" que apresentam grande tensão e impacto visual.

Ainda que a maioria das missões seja relacionada a derrotar um grupo de inimigos para atingir o objetivo, a forma como isso é variado e também a infinidade de técnicas e abordagens de combate ajudam a não deixar a experiência maçante. Eu consegui concluir praticamente todas as missões principais e paralelas em torno de quarenta horas de jogo e posso dizer que em nenhum momento senti marasmo ou desinteresse nos combates.

Também é importante destacar o elemento de mundo aberto do jogo. Com um mapa vasto e bem variado, não vão faltar incentivos para explorar cada canto dele em busca de recompensas ou segredos. Isso acaba gerando uma liberdade maior para que o jogador escolha a ordem em que quer ir experimentando o jogo e progredindo, ainda que nas missões da história exista uma limitação de pré-requisitos e de certa linearidade.

Diante de tudo isso que apresentei, não tenho dúvidas em classificar este jogo como um dos melhores que já experimentei no gênero de ação e principalmente relacionado à cultura japonesa. Não conheço outra opção que traga tamanha qualidade de produção, combate imersivo, realismo e respeito ao material de referência. De quebra, ainda foi lançado um modo multiplayer chamado de "Legends" totalmente grátis e que traz novas missões e a oportunidade de jogo cooperativo com amigos. Se você tem interesse no estilo de ação e na cultura japonesa, este jogo é simplesmente imperdível.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário