Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:A Incrível História da Ilha das Rosas(2020)

Em uma bizarra, muito levemente baseada em fatos reais história de uma plataforma dentro das águas internacionais, como um sonho de liberdade nos anos 60. E claro que isso incomodou muitas pessoas. Confira mais detalhes na crítica abaixo

Uma boa história de sonhos e como eles podem incomodar


Nota IMDb: 7,0(até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: L'incredibile storia dell'Isola delle Rose
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Sydney Sibilia 
Estrelas:  Matilda De Angelis, Tom Wlashiha, Elio Germano, entre outras estrelas.
Sinopse: Ainda procurando seu lugar ao mundo, um engenheiro cansa das regras de sua cidade, país e época e decide construir sua própria ilha e declara-la um território independente e livre. E além das taxas, o governo italiano não curtiu nada disso aí.
Crítica: Dissonantbr


Antes de tudo o filme é uma leve divertida comédia, inspirada em fatos reais. De fato a plataforma existiu, ganhou fama no verão, foi produto de esforço do engenheiro italiano Giorgio Rosa, compreendendo 400 metros 20 metros acima do mar, perto da costa italiana em Rimini, tinha um bar, uma agencia de correio, Rosa já era casado, tinha um filho de 7 anos, e era bem mais ideológico do que aparece na película, a língua oficial de Esperanto(uma promessa nos anos 90 de virar a língua da internet, mas...:P))) e que o fim não foi bem o que aparece aqui. Depois de várias tentativas, de suborno, ameaças, acusações de consumo de drogas, contrabando e até de servir como base para submarinos russos, houve sim uma invasão 55 dias depois da declaração de independência em 1968, mas ela só foi dinamitada em fevereiro de 1969. E só afundou depois de três tentativas!!!

Com o protagonista que lembra de mais o Marcelo Adnet, vemos a frustação de Rosa até ter a ideia, planejamento, execução, problemas e um inesperado sucesso como destino peculiar no verão de um ano que ficou famoso pela revolta contra o sistema. No filme, dois engenheiros, um naufrago, um desertor promoter alemão e uma grávida se declararam como uma nação independente, mas na prática viviam mais como uma boate em alto mar...:P 

E claro, tudo isso incomodou e muito o governo italiano. Inclusive há no começo do filme uma referência sobre rádios piratas justamente pelo o que ocorreu na costa da Inglaterra em 1966 e que ficou imortalizado no filme chamado Os Piratas do Rock(2009), mas ninguém tinha pensado sobre construir uma ilha em aguas internacionais. Muitos anos depois o Partido Pirata na Europa iria ter a mesma ideia para hospedar os servidores do site PirateBay e ironicamente muitos anos depois a China iria construir suas ilhas em rotas de navegação fechando grandes rotas da Ásia. 

Voltando ao filme, com um roteiro ágil, boas interpretações, textos simples e tiradas inteligentes, a execução faz jus a incrível história que era conhecida só na sua cidade, sendo passada de geração a geração, mas esquecida na Itália e no mundo. Antes de falecer, em 2017, Rosa deu o aval a ideia e acredito que apesar dos pequenos problemas, vale como registro. Excelente filme para começar o ano e acabar a projeção feliz. E falando em feliz, Feliz Ano novo!

Dica: assistam em italiano que é bem melhor :P




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário