Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: The Liberator (2020)

Uma boa adição ao gênero de guerra que traz uma apresentação visual inovadora
                                                                                                                  

Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Liberator
Criadores: Alex Kershaw, Jeb Stuart
Estrelas:   Bradley James, Martin Sensmeier, Jose Miguel Vasquez
Sinopse: Um grupo de corajosos soldados rejeitados realiza alguns dos feitos mais heroicos para libertar a Europa na Segunda Guerra Mundial. Baseada em fatos reais.
Crítica: Michael

Já faz um tempo que não temos um bom seriado sobre a Segunda Guerra Mundial e talvez a sombra de grandes produções como 'Band of Brothers' e 'The Pacific' tenha impedido que este gênero recebesse mais atenção na telinha. Finalmente a espera acabou com esta minissérie do NetFlix que, apesar de curta, traz uma história interessante e a apresenta em um formato bem original.

A série é baseada em fatos reais e mostra a trajetória de um grupo corajoso de soldados americanos vindo de minorias étnicas que supera o preconceito e realiza grandes feitos heroicos durante a parte final da Segunda Guerra Mundial. Com índios e latinos, a companhia é liderada pelo capitão Felix Sparks que consegue unir o grupo e motivá-los a lutar e dar o máximo nas batalhas, dando exemplo de integridade e coragem. Ele é sem dúvida a figura mais carismática da série, aquele tipo de líder que luta ao lado de seus comandados e não tem medo de se arriscar. Ainda que a história peque por não ter um grande coesão e nem mesmo bons diálogos que ajudem a dar mais força aos personagens, ela é o suficiente para mostrar a trajetória dos soldados e também traz algumas batalhas interessantes. Em termos de elenco não há nenhum destaque evidente além de Bradley James como Felix e Martim Sensmeier como Coldfoot e faltou um nome de maior peso para aumentar a carga dramática.

A maior inovação da série vem na sua apresentação visual que usa um filtro que transforma os atores reais em animações. Isso permite mesclar cenários reais com efeitos de animação e o resultado é misto. Ainda que seja muito bem feito e também ajude a superar dificuldades de produção ao reduzir a necessidade de efeitos pirotécnicos, esta apresentação acaba retirando um pouco do impacto visual que se espera de uma guerra. As cenas violentas ficam bem atenuadas e isso acaba também removendo o peso dramático de algumas mortes. De qualquer forma, é inegável que o resultado final é único e deve-se aplaudir os criadores no quesito inovação.

Com uma duração bem curta de apenas quatro episódios, a série acaba ficando bem leve e fácil de assistir. A história é encerrada de maneira satisfatória e não deixa pontas para uma possível segunda temporada. Ainda que esteja longe de ser algo como 'Band of Brothers', esta série tem ótimos momentos e o fato de ter sido baseada em uma história real aumenta bastante o seu apelo histórico. Sua apresentação visual inovadora também é um atrativo a mais, ainda que nem sempre surta o efeito desejado. Uma boa pedida para os fãs do gênero e que estavam tão sedentos por conteúdo novo.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário