Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Away (Primeira Temporada)

Uma "novela espacial" que foca nos dramas pessoais envolvidos em uma missão para Marte

                                                                                                                  

Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Away
Criadores: Andrew Hinderaker
Estrelas: Hilary Swank, Josh Charles, Vivian Wu
Crítica: Michael

O sonho de um ser humano pisar em Marte é algo que não parece mais tão distante e este seriado original do NetFlix tenta retratar esta jornada épica, tanto para os que vão quanto para os entes queridos que ficam. Porém, aqui o drama é o comandante e a ficção científica fica apenas como "co-piloto" no desenrolar dos fatos. Ainda assim, desde que as expectativas estejam bem ajustadas, o resultado é muito positivo. Confira a seguir na nossa análise sem spoilers da primeira temporada.

Ainda que o seriado se passe em uma realidade igual à nossa e em um tempo que poderia ser considerado  atual, ele certamente pinta uma situação geopolítica bem diferente da que vivemos. Em um mundo muito mais altruísta e unido do que o nosso (e talvez mais inocente também), as grandes potências China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Inglaterra se unem em uma "Iniciativa Conjunta para Marte" liderada pela NASA para levar um astronauta de cada um desses países para Marte. No entanto, ao invés de focar nas explicações disso ou nas tecnicalidades do que seria necessário, o seriado usa isso apenas como pano de fundo para focar no drama de cada membro da tripulação e também das suas famílias ou pessoas queridas que deixaram para trás.

Grande parte dos dez episódios desta primeira temporada é gasta então explicando as origens de cada um deles e suas trajetórias pessoais até ali. Isso sem dúvida ajuda a nos identificarmos com cada um deles e também a desenvolver bem suas personalidades, ainda que o roteiro abuse de clichês em vários momentos e deixe um ar de "novela no espaço" no seriado. Mesmo assim, o resultado é positivo principalmente pela química dos cinco protagonistas e pelo seu talento demonstrado em atuações inspiradas. Hilary Swank mostra que segue afiada e entrega uma performance comovente como a comandante da missão que deixou uma filha adolescente e seu marido para trás e sofre o peso da cobrança. Josh Charles é outro destaque como seu marido e consegue comandar bem as "atividades terrestres" da trama. Vivian Wu também brilha como a astronauta chinesa que precisa lidar com as pressões do dever à pátria. Destaque também para Mark Ivanir como o russo que, apesar de no início ser um clichê ambulante de cosmonauta russo, aos poucos se transforma em um dos personagens mais interessantes em termos de jornada e inclusive entregando os melhores momentos cômicos.

Mas se engana quem acha que o seriado deixa a bola cair em termos da ciência envolvida na jornada para Marte. Ainda que ela seja apenas um palco para o desenrolar dos dramas, tudo é feito de uma forma extremamente caprichada em termos de produção, efeitos especiais e também em questão de realismo, mostrando que o NetFlix não poupou investimento. Desde um foguete que decola de uma base da Lua (para evitar ter que lidar com a nossa gravidade) até detalhes como usar água na fuselagem para proteger da radiação espacial, tudo é feito de uma forma bastante realista e factível. Sem dúvidas o dever de casa foi feito em termos de pesquisa e o resultado é basicamente a materialização de uma visão plausível de uma futura missão a Marte. Claro que algumas concessões e atalhos são criados para facilitar o desenrolar da trama, como por exemplo celulares que funcionam para conectar os astronautas à Terra no começo ou então falhas cronometradas para gerar momentos de tensão, mas nada que afete o resultado final.

É importante destacar mais uma vez que não estamos diante de um 'Perdido em Marte' para a TV e quem estiver esperando uma ficção científica nestes moldes certamente ficará decepcionado. Dito isso, é preciso reconhecer que o seriado faz um excelente trabalho em retratar os dramas pessoais, os medos e dificuldades humanas a serem enfrentados em uma possível missão para o planeta vermelho. Tudo isso é feito com uma produção de primeira e o devido respeito à ciência por trás, ainda que ela assuma uma posição nos bastidores na maior parte do tempo. O desfecho é interessante, fechando bem as jornadas iniciadas e nos deixando ansiosos por uma próxima temporada.
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário