Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Shadow of the Colossus (PS4)

Com gráficos e controles atualizados este remake mostra o poder do jogo original e sua capacidade de transcender o tempo
                                                                                 
Plataforma: PS4
Metascore: 91 (User Score: 7.8) - Até o dia da postagem
- Análise: Michael

Quando se fala em games como uma forma de arte geralmente o nome do jogo Shadow of Colossus vai aparecer na conversa. Sem dúvidas este jogo, lançado em 2005 para o Playstation 2, é um dos maiores representantes dessa categoria vanguardista que desafia rótulos e impressiona pela originalidade e beleza. Após uma remasterização para o Playstation 3, coube à mesma empresa BluePoint Games, conhecida parceira da Sony para este tipo de projeto, comandar um projeto de remake completo do jogo para o Playstation 4. Lançado em 2018, este projeto é uma prova do talento da BluePoint para capturar a essência do material original e elevá-lo sem ferir ou desrespeitar o que foi feito antes. Com gráficos e controles atualizados este remake mostra o poder do jogo original e sua capacidade de transcender o tempo.

Em 2013 eu escrevi aqui no blog uma crítica da versão original de 2005 onde detalho a história, a jogabilidade e até faço uma lista dos meus Colossus favoritos. Como nada disso mudou no remake, vou me prender agora apenas aos detalhes que foram atualizados.

Em primeiro lugar é preciso falar da atualização gráfica que foi feita. Com uma reconstrução total das texturas e polígonos, o resultado é de cair o queixo (mesmo para quem jogar em um "PS4 não pro" como o meu) e parece finalmente materializar a visão original completa que o criador Fumito Ueda teve. Ainda que nada tenha sido alterado no quesito criativo, a impressão que eu tive foi que eu estava jogando no PS2 com miopia e finalmente pude jogar usando um corretivo visual. A resolução maior traz uma claridade e um detalhe antes inexistentes e as animações foram melhoradas para deixar os movimentos do herói e dos colossus ainda mais realistas. Se antes já era impressionante cavalgar com Agro por entre as paisagens deslumbrantes, agora isso é ainda mais prazeroso e gratificante. Mesmo que o fauna ainda seja escassa, me agrada o fato deles não terem inserido nada novo e apenas melhorado o que já existia, pois seria como alguém dar um retoque em uma obra-prima de Picasso.

Ainda no quesito visual, outra grande melhoria está na apresentação e interação com os colossus. Agora eles apresentam ainda mais realismo em seus movimentos e seus pelos e pele são bem mais detalhados. A interação deles com o cenário à sua volta também recebeu melhorias e ajuda a intensificar a atmosfera e a sensação de que está se lutando contra uma "montanha viva". Mesmo para quem, como eu, já derrotou os monstros algumas vezes antes, agora a experiência será diferente e trará novas nuances que melhoram os confrontos.

Outra mudança importante se deu na questão dos controles, um dos poucos pontos a serem criticados no jogo original. Agora seu mapeamento e responsividade foram aprimorados e permitem um controle bem mais preciso da câmera e do protagonista, mesmo nos momentos mais difíceis onde é preciso controlar o cavalo e atirar ao mesmo tempo. Porém, para os mais puristas é possível escolher o mapeamento original das ações para ter a mesma experiência de antes, ainda que eu não recomende.

Raramente vemos um remake que respeita tanto o material original e tem a única preocupação de atualizar a tecnologia e aprimorar a experiência do usuário. Isso só enaltece o trabalho da BluePoint Games em sua parceria com a Sony e nos deixa ansiosos pelo seu próximo projeto (que venha  o remake de Demon's Souls!). O fato é que esta é sem dúvidas a melhor forma de experimentar esta obra-prima digital e, além de ser simplesmente obrigatório para os fãs do original, é também uma chance imperdível para aqueles que ainda não experimentaram este jogo revolucionário e épico.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário