Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: 30 for 30 - Be Water (2020)

Um excelente documentário e uma chance imperdível de conhecer mais sobre o homem por trás do mito
                                                                                                                 
Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2020
Título original: 30 for 30 - Be Water
Diretor: Bao Nguyen
Crítica: Michael

O canal esportivo ESPN tem uma série documental chamada '30 for 30' onde grandes acontecimentos  ou figuras dos esportes são apresentados. Confesso que nunca havia assistido a um episódio, mas quando fiquei sabendo de um dedicado exclusivamente a Bruce Lee fiquei bastante interessado. Apesar dele ter morrido antes mesmo de eu nascer, eu acompanhei sua história e seus filmes por conta do meu irmão ter sido um grande fã dele na adolescência. Essa fascinação me seguiu pela vida e agarrei a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história dele e devo dizer que este documentário é uma excelente chance para os fãs de Lee que desejam conhecer um pouco mais sobre sua história pessoal e sua trajetória como ser humano.

Geralmente os documentários sobre Bruce Lee focam muito em sua carreira como ator ou nas teorias sobre sua morte tão repentina. Fico feliz em reportar que este é diferente e gasta um bom tempo mostrando aspectos da vida dele antes de se tornar um mito das artes marciais e do cinema de ação. Por exemplo, ficamos sabendo que ele veio de uma família de atores de ópera e de classe alta, sendo que ele acabou nascendo em São Francisco (tendo nacionalidade americana) por conta de seu pai estar fazendo um tour pelos Estados Unidos. Ele inclusive começou sua carreira como ator ainda criança e se transformou em uma estrela de Hong Kong na adolescência sendo protagonista de alguns filmes. Porém, dotado de um temperamento difícil, ele começou a se envolver em lutas e brigas e sua família ficou com medo dele ser preso e o mandou para os Estados Unidos com apenas cem dólares no bolso. A partir daí, ele começa a construir sua própria história e a buscar seu objetivo principal de popularizar as artes marciais e derrubar os muros que separavam os estilos na época.

Outro ponto interessante abordado é a luta de Bruce para acabar com o preconceito de Hollywood contra atores asiáticos. Ele foi o grande motor das mudanças que hoje permitem atores asiáticos assumirem papéis de protagonismo, ainda que tenha sofrido bastante por isso. A própria série Kung Fu, sucesso dos anos setenta que foi idealizada por ele, acabou sendo estrelada por um ocidental (David Carredine). Mesmo assim, Bruce não desistiu e resolver voltar a Hong Kong para abraçar a chance de protagonizar filmes. Seu sucesso estrondoso gerou a chance que ele sonhava: estrelar uma grande produção de Hollywood e assim nasceu seu maior sucesso 'Operação Dragão', um dos filmes de artes marciais mais cultuados de todos os tempos, mas ele infelizmente faleceu semanas antes da sua estreia em 1973. A partir daí, o homem deu lugar ao mito que perdura e até hoje fascina amantes do cinema e das artes marciais.

Com narrações e depoimentos de pessoas próximas a ele, inclusive sua esposa Linda e filha Shannon, o documentário é um tesouro de imagens de arquivo de Bruce e traz alguns momentos pouco divulgados, principalmente da sua vida pessoal. Há também um merecido destaque para suas ideias filosóficas e ensinamentos, sendo o principal deles até usado como título do documentário: "Seja água". Também não fica de fora o lado ator e estrela de Bruce e aqui temos o bônus de ficar sabendo de fatos interessantes que marcaram sua carreira, como o fato dele ter se recusado a começar as filmagens de 'Operação Dragão' até que o roteiro fosse ajustado para ter mais conteúdo e transmitir suas filosofias.

Sem dúvidas este documentário é o mais completo já feito sobre Bruce Lee e em seus noventa minutos traz o retrato mais humano já feito dele, algo que é mérito do diretor e que comprova sua admiração e respeito pela figura dele. Deixo aqui a dica para todos os fãs e admiradores de artes marciais. O documentário pode ser visto pelo WatchESPN para quem possuir TV a cabo.



FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário