Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:O Preço da Verdade(2019)

Apesar do título super genérico, se encontra nos cinemas uma história surreal de como um pequeno produtor rural denuncia um desastre ambiental sem precedentes para um advogado...que é um funcionário justamente da empresa que causou o problema. Confira na crítica abaixo em mais detalhes o porquê desse filme ser tão importante




Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Dark Waters
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Todd Haynes(famoso por Longe do Paraíso, Não Estou Lá, Carol e Velvet Goldmine)
Estrelas: Mark Ruffalo(como o advogado que vai se meter em altas confusões:Rob Bilott), Anne Hathaway(como a esposa que no início não entende porquê toda essa loucura:Sarah Bilott), Tim Robbins(como uma raro pessoa de bom senso Tom Terp), Bill Camp(como Wilbur Tennant), Victor Garber(como um "pratico" chefe Phil Donnelly), entre outras estrelas.
Sinopse: Uma denuncia de um produtor acaba revelando toda uma cadeia de crimes que acaba por prejudicar a grande parte da população do planeta.
Crítica: Dissonantbr

O interessante dessa produção, coproduzido e estrelado por Mark Ruffalo, é que a história é tão louca como infelizmente real, tal qual muitas coisas da nossa vida moderna. Não sabemos que consequências algumas invenções tem, nem que fim elas vão ter e principalmente qual impacto no meio ambiente e por quanto tempo. Vai ver por isso não deve ter sido tão difícil convencer tantas estrelas a entrarem em um filme que arruma confusão com o conglomerado químico mais poderoso do planeta:DuPont.

E tudo começa quando um produtor rural cansado de matar ou ver morrer todo o seu rebanho, conversa com uma velha amiga que por acaso o filho é advogado. Isso depois de passar por todo um conjunto de reclamações aos órgão de proteção ambiental e até praticamente todos os níveis de reclamação da sua indesejada vizinha, a empresa química que tem um importante papel econômico na cidade.

O grande problema é que esse advogado, segundo a Lei de Murphy, estava em acessão justamente na empresa que estava causando o problema, e pela relação de amizade da sua mãe com o pobre produtor rural, decide investigar o que estaria acontecendo lá. A cena que ele presencia o convence que de fato havia algo muito errado e começa a descobrir que havia uma ação longa e complexa da empresa que o pagava.

Vale a pena ver o filme primeiro pelo time excelente de atores, a importantíssima história que é contada(você já se perguntou porque o Teflon simplesmente desapareceu em algum ponto nos final dos anos 90? Aqui você vai ter ideal do porquê disso), a absurda dinâmica entre órgãos de controle(seja ambiental, assim como econômico) e grandes empresas, um David versus Golias jurídico, mas também uma história de dedicação e de sacrifícios de pessoas e suas famílias, e até as consequências de mexer em alguém tão poderosa como essa companhia.

E sim, o filme tem um ritmo um pouco lento(às vezes até demais), uma iluminação bem dark, meio deprê, Anne Hathaway pouco aproveitada no inicio, contudo tudo isso tem um motivo. É um filme que o máximo de pessoas tem que assistir e levar como lição de como as coisas podem ir mal e a ganância vai fazer de tudo para que fique embaixo do tapete, mesmo com consequências mundiais. E o mais impressionante do filme é que ainda que toda a história da batalha legal tenha começado em 1998 a briga legal persiste até hoje. E as informações finais são as assustadoras. Um dos filmes mais importantes do ano passado, agora nos cinemas.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.MexidoDigital)




Nenhum comentário