Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:O que fazer durante a quarentena - algum conjunto de ideias

Com todos se preparando para o fechamento da cidade, é necessário ver além do pânico e o clamor do ócio. Pode ser um tempo interessante para bons projetos. Confira algumas ideias abaixo

De repente uma oportunidade


Se um adivinho chegasse na TV e falasse que globalmente as pessoas iriam ser convidadas a ficarem com suas famílias e terem a oportunidade de se dedicar à um crescimento pessoal iria mudar de canal na hora. E apesar da gravidade da situação(vale seguir o Átila Iamarino tanto no YouTube como no Twitter ), superando inclusive os desafios do teletrabalho para alguns, pode ser sim um bom momento para projetos pessoais.

Acho que antes de tudo o conselho de regular o fluxo e origem das notícias sobre o vírus é uma boa ideia. Assim como tentar realizar atividades físicas seja ao ar livre ou mesmo em casa é uma das prioridades. Isso pode ser feito com ajuda de aplicativos usando o próprio peso do corpo ou alguns poucos acessórios como pesos e elásticos. Se puder fazer uso de frequencímetro melhor ainda.

Com a lenda que Isaac Newton se encontrou isolado em quarentena e que esse período o mesmo pode desenvolver melhor o que viria a ser a Teoria do Cálculo Diferencial. Okey, você não precisa chegar tão longe assim, mas de repente pode ser sim uma boa época para um grande projeto pessoal. Isso pode ganhar o formato de um estudo mais sério de algum estudo de alguma língua, hobby que pode pode um dia render alguma remuneração interessante como desenvolvimento de jogos, aprender mais sobre finanças/bolsa,  a escrita de um livro(um projeto que estou arrastando há tempos), ou aprender a programar em algo, para alguns exemplos. E o melhor de tudo, tudo isso com grande fartura de materiais na Internet e que podem ser feitos a distância com a Rede.

Quem optar por um estudo, vale as dicas de assinaturas como a Alura(lembre-se dos descontos de 10% que estão espalhados pela Internet), a dica da assinatura da O'Reilly via ACM que pode ser visto no post aqui, ou uma das várias escolas de inglês que ensinam totalmente pela Internet. Com certeza grandes descontos devem aparecer nessa época para compensar o fechamento da aula presencial. E há vários cursos de graça na Internet. Aprender Javascript fica fácil com uma série de cursos lá. Em tempos de transmissão dos cultos religiosos via streaming, não deixa de ser uma das virtudes de nosso tempo.

Outra dica, boba a princípio, é usar algumas técnicas de aprendizagem. Aliás um excelente livro, que por uma série de motivos só existe na forma física e não eletrônica(pelo menos até a postagem) é o Aprendendo a Aprender - Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e Qualquer Outra Matéria, da vitaminada Barbara Oakley que como o título promete, realmente explica dicas e explicações de formas de aprender melhor e mais rápido, assim como de forma duradoura. Além das dicas desse livro, sem dúvida uso de anotações, um horário reservado para apenas isso, planejamento do estudo e até técnicas como o Pomodoro(há excelentes reloginhos na Internet como esse daqui ... E são de graça!) podem ser poderosos aliados.

Para finalizar, tentem manter a calma, não vivam o pânico, ajudem o próximo sempre que puderem e tenham antes de tudo empatia, pelo semelhante, e inclusive quanto você mesmo. Com calma e paciência podemos fazermos melhor(e some a música motivacional....:)))). Ah!!! E assine podcasts! Há de tudo e para todos!

PS:Para quem tem criança, vale a pena conhecer o Khan Academy. Tem uma tradução bem legal e excelentes exercícios para complementar a educação formal. Vale conhecer sem dúvida.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário