Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica: O poder do SBrick para controlar remotamente seu Lego Technic

Um tijolinho pequeno que faz toda a diferença para quem quer controlar remotamente um Lego Technic
                                                                                       
Há mais ou menos seis anos eu fiz um post aqui no blog sobre o renascimento da minha paixão pelos Legos e como, já adulto, descobri a linha Technic e me envolvi novamente no mundo dos tijolinhos de plástico. Pois bem, desde então já montei vários outros sets e minhas prateleiras estão repletas, assim como meu armário está cheio de caixas lacradas só esperando o tempo para novas montagens. As fotos a seguir mostram alguns dos modelos que construí desde então:




Inclusive teve um que já motorizei para controlar com o sistema oficial da Lego infra-vermelho:


No entanto, uma coisa que havia planejado e que estava na minha fila há tempos era usar o meu SBrick para controlar remotamente algum dos meus sets. O controle remoto não é nenhuma novidade na linha Technic, mas até muito recentemente (com a linha Control+) a única forma de fazer isso era usando controles e receptores infra-vermelhos com limitações de alcance e grande exigência de espaço. Para quem não conhece, o SBrick é um "tijolinho inteligente" de baixa potência criado através do Kickstarter em 2016 e que serve para controlar remotamente via bluetooth e aplicativo de celular até quatro canais. Isso permite uma grande flexibilidade em termos de criações com restrição de espaço e possibilitou invenções muito mais complexas por parte da comunidade.

Pois bem, com o SBrick e alguns motores comprados, acabei engavetando o projeto por falta de tempo. Eis que surge uma pandemia de Corona Vírus e algum tempo para montar Lego com o filho e finalmente consegui tirar esse projeto da gaveta. Vou resumir os passos aqui sem entrar em muitos detalhes (os interessados em tirar dúvidas podem deixar nos comentários):

1) O primeiro passo foi escolher o set que seria o alvo da motorização. Como a minha coleção, em sua maioria, é formada por modelos que já têm controle remoto, escolhi um que não tinha motores e que também não tinha muito apego nem medo de modificar, o set 8081 Extreme Cruiser, uma espécie de SUV offroad:

2) O segundo passo foi bolar uma forma de acoplar dois motores no set e os Leds nos faróis dianteiros para controlá-los com meu SBrick. Aqui é onde a coisa fica complexa. Na internet você pode achar alguns tutoriais de como motorizar quase todos os sets Technics, mas eu decidi fazer por conta própria. Dotado da mina caixa de peças extras e muita paciência, após algumas tentativas maç sucedidas (este set é BEM restrito de espaço), consegui achar um lugar para um Motor XL (com pequenas modificações nos assentos) para controlar o tração:


E um lugar bem apertado embaixo para colocar um Motor M para controlar o esterçamento:


Os Leds foram bem mais fáceis de colocar e fiquei surpreso com o efeito bacana que eles dão:



3) O terceiro passo foi conectar tudo no SBrick com uma bateria e fixá-los no set. Seguem algumas fotos que mostram o local onde coloquei o SBrick e a bateria (usei uma recarregável geralmente utilizada em trens), no que seria o porta-malas do set:



4) O último ( e mais divertido) passo foi botar a modificação à prova e posso dizer que meu filho testou bastante as capacidades dele ;) Seguem alguns vídeos que mostram eu controlando pelo celular e depois um percurso curto dele se movimentando:




O fato é que fiquei bastante surpreso com a facilidade em configurar e usar o SBrick e, claro, muito feliz de finalmente ter conseguido botar ele para funcionar do jeito que planejei ao comprá-lo. No futuro pretendo controlar um set mais complexo e usar ele para acionar funções que normalmente seriam manuais e até já tenho uma escolha em mente, mas isso é assunto para outro post futuro... assim que a oportunidade certa aparecer ( e que não seja necessário outra pandemia para isso!kkk). Até lá e fique à vontade para tirar qualquer dúvida nos comentários.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário