Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Luta por Justiça(2019)

Em mais um filme ignorado pelas grandes premiações, com uma história tocante sobre a busca da justiça em tempos que a população clama por punição. E o que podemos aprender sobre tudo isso. Mais detalhes desse show de grandes interpretações na crítica abaixo.

Uma necessária reflexão sobre justiça e desigualdade


Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Just Mercy
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Destin Daniel Cretton(conhecido por O Castelo de Vidro e Short Term 12, entre outros curtas)
Estrelas: Jamie Foxx(como Walter McMillian), Michael B. Jordan(como Bryan Stevenson), Brie Larson(como a pronta para briga Eva Ansley), Christopher Wolfe(como Jim Wilkes), Tim Blake Nelson(como Ralph Myers), entre outras
Sinopse: Um crime choca uma pequena cidade do Alabama, um homem é condenado a morte e um advogado luta para trazer a verdade à justiça.
Crítica: Dissonantbr

O Sol é para todos é uma obra escrita por Harper Lee e de grande sucesso nos anos 60, sendo reconhecido com o Pullitzer e cristalizado como um clássico da literatura norte-americana. Rendeu um filme ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. E a obra fala justamente sobre as memórias de um caso famoso em Monroeville, Alabama, de uma acusação de estrupo que na verdade evidenciou preconceito e desigualdade racial. Ironicamente, muitos anos depois, é também na mesma cidade que ocorre os fatos que o filme se baseia.

Tudo começa quando um corpo de uma senhorita de 18 anos é encontrado e a policia acusa Walter McMillian do crime baseado em depoimento. A comoção do caso movimenta todo o condado e muitos ficam mais tranquilos do assassino ter sido pego, assim como a condenação de pena de morte confirmada. 

Anos depois, Bryan Stevenson, negro e criado em comunidade humilde, decide voltar a seu estado e tentar dar acesso a justiça àqueles que são mais carentes, mesmo tendo sido formado em Harvard, realiza seu primeiro contato com um preso que estava na fila de execução e decide montar um escritório com a advogada local Eva Ansley. E na fila dos casos, o de Walter era um que mais se destacava por falhas em todos os lugares do processo. Naturalmente isso incomoda a polícia por ter seu trabalho revisado, assim como a acusação da época, assim como parte da comunidade em relembrar um caso tão doloroso.

Com um roteiro muito bem feito, brilhantes atuações, principalmente de Jamie Foxx, Michael B. Jordan e Tim Blake Nelson como Ralph Myers fazem jus a uma história que é uma aula sobre a História Americana e lições para nós e todos que buscam justiça e não justiçamento. 

Atualmente em cartaz nos cinemas, é um filme necessário mesmo relatando fatos que ocorreram em 1987 a 1993, são totalmente atuais, assim como uma potente reflexão sobre a pena de morte, falhas no sistema de justiça e o preconceito racial. Vale sem dúvida ser visto, confirmando toda a expectativa de espera, respeita e amplia o legado de O Sol é para todos, sendo um filme essencial para reflexão de nossos dias.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário