Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Dois Papas (2019)

Mais um excelente filme financiado pelo NetFlix e que reforça sua posição como gerador de conteúdo de qualidade.
                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Two Popes
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Fernando Meirelles
Estrelas:   Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujín
Sinopse: Dois Papas conta a história dos bastidores de uma transição dramática de poder na igreja católica, inspirada em fatos reais. No longa, o cardeal Bergoglio (Jonathan Pryce) está frustrado com os rumos da direção da igreja católica e pede permissão ao papa Bento XVI (Anthony Hopkins) para se aposentar.
Crítica: Michael

O catolicismo ainda é a religião mais antiga e popular de base cristão, mas o fato dele existir há praticamente dois mil anos também fez com que ela tenha uma história recheada fatos polêmicos, principalmente no que tange ao seu envolvimento com política. Com a expansão de outras fés cristãs, especialmente do protestantismo, a religião católica tem sofrido com a necessidade de se adaptar à mudança dos tempos e se desprender das religiosidades e tradições. Este filme trata justamente de um período recente de transição onde, após a morte do amado Papa João Paulo II, a Igreja Católica precisa escolher um substituto que abrace essas causas.

O roteiro mostra então as duas figuras centrais desta transição: o cardeal conservador alemão Joseph Ratzinger e o argentino pró-renovação Jorge Bergoglio. No primeiro conclave, Ratzinger se sagra vitorioso e assume como Papa Bento XVI. No entanto, seu papado é recheado de escândalos e pressões externas de mudanças e ele decide renunciar para que Bergoglio possa assumir a igreja como atual Papa Francisco. O filme mostra a relação entre os dois durante esses eventos e a forma como ela vai evoluindo de um conflito de ideias e estilos bem diferentes para uma amizade sincera. Apesar de ser baseado em fatos reais, fica difícil saber até que ponto os diálogos e confissões são realmente verdadeiros. Até mesmo porque em alguns casos eles expõe bastante as figuras dos dois papas, principalmente a de Ratzinger. Mesmo assim, tudo é conduzido de uma forma bem plausível e que justifica de forma convincente as ações tomadas pelos dois protagonistas. O fato de Fernando Meirelles misturar imagens documentais no meio da película também ajuda a dar um ar ainda maior de realismo.

Sem dúvidas o grande destaque do filme fica por conta dessas duas figuras centrais com escolhas perfeitas para os papéis, tanto em termos de semelhanças físicas quanto em relação ao talento necessário. Ainda que Sir Anthony Hopkins seja bem mais "encorpado" que o Ratzinger verdadeiro, ele consegue trazer todos os outros traços físicos do ex-papa à sua interpretação e despeja seu talento mais uma vez, mostrando que ainda está apto a se destacar apesar da idade avançada. Porém, quem rouba a cena mesmo é Jonathan Pryce como o papa Francisco. Sua semelhança física é assustadora, tanto que minha esposa até achou inicialmente que era o próprio papa que estaria participando do filme. E, apesar de parecer ter sido dublado no espanhol (algo compreensível uma vez que deveria ser sua linguagem natal), sua atuação é simplesmente magnífica e digna de premiações, não deixando sombra de dúvida de quem ele está representando.

Não sei até que ponto os católicos podem se sentir ofendidos com os acontecimentos apresentados neste filme, mas o fato é que em termos de cinematografia estamos diante de um belíssimo drama com uma fotografia primorosa e um roteiro envolvente. Tudo isso é elevado pelas atuações memoráveis dos protagonistas neste quebra-cabeça montado com maestria pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. Mais um excelente filme financiado pelo NetFlix e que reforça sua posição como gerador de conteúdo de qualidade.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário