Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:O Homem do Castelo Alto(2015-2019)

Naquela que é considerada como a última temporada dessa curiosa, surpreendente, mas exigente em atenção série, contudo tão pouca conhecida de muitos, talvez as coisas não tenham ocorrido como planejado. Confira como foi o fechamento e outras curiosidades nessa crítica sem spoilers.

...E tudo tem que ter um fim...

Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criadores:  Frank Spotnitz(produtor de Arquivo X, Medici e Ransom)
Estrelas:  Alexa Davalos(como a pedra no sapato de dois Impérios), Joel de la Fuente(como o rígido Inspetor Kido), Rufus Sewell(como o azarado John Smith), Chelah Horsdal(como a empenhada Helen Smith),  entre outras estrelas
Crítica: dissonantbr

Depois de quase 5 anos, a Amazon decidiu e os produtores concordaram em finalizar a saga de um mundo onde nazistas ganharam a Segunda Guerra Mundial, os quais rivalizavam apenas com o Império em decadência japonês em um mundo paralelo. Depois de um início bem devagar na primeira temporada, interessantes iscas na segunda, polêmicas decisões na terceira, assim como bons acertos, a quarta vinha com a difícil missão de fechar toda a história. Contudo...

Contudo a impressão que dá é que ou o orçamento tinha acabado, o que justificaria a correria dos últimos episódios, ou o tempo foi muito curto para que houvesse uma finalização justa dessa aventura. Sinceramente ou eles tinham planejado mais episódios ou tiveram que ajustar de última hora. Daí soluções impossíveis, Deus Ex comendo solto e um final bem aquém para a média da série podem não justificar como uma boa justificativa para quem ainda nem começou. Mas interessantes reflexões com nossos tempos realmente estão por trás de um bom motivo para dar uma chance à pouca conhecida série que ainda ostenta 8,1 no imdb no momento dessa postagem. Em um raro caso, apesar de tudo, a série faz jus ao nome do livro e é ainda uma das mais interessantes para se conhecer.

Em um corajoso esforço em apostar na pouco provável bem sucedida adaptação de um clássico de da ficção científica do século XX, a Amazon conseguiu um material de qualidade que em grande parte superou as críticas, entretendo, porém também alertando sobre um possível futuro (mais) tenebroso. A quarta continua o crescente de tensão da terceira e, apesar dos "soluços" no desenvolvimento e o final super corrido, justifica o investimento em tempo do espectador. Só mudaria aquele final que ficou muito bicho grilo... Não posso falar mais do que isso para não fazer spoiler... Mas de novo, o importante é a jornada não o destino.

E quem curtiu o estilo de "E se..." ficcional, recomendo muito a série que vai ser uma trilogia que começa com United States of Japan(que agora finalmente tem a versão kindle aqui), Mecha Samurai  Empire e por fim Cyber Shogun Revolution(que vai ser lançado 3 de março de 2020). Como resumir bem essa sequência de livros: é o The Man In The High Castle com o Pacific Rim... Simples assim. Logo vai virar série de filmes(Deus queira que não), ou série(aí sim, para fazer jus a complexidade da história).

PS:E não há como não registrar o cuidado que a produção teve em destruir todo o material tanto Nazista como do Império do Sol Nascente, que foi devidamente queimado e cortado como pode ser visto nessa reportagem aqui.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário