Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:Criminal(2019 - ?)

Em um esperto truque, a NetFlix entre 4 mini-séries em uma, cada uma de 3 episódios, sempre baseados em um jogo de gato e rato entre criminosos e policias tentando cerca-los. E quase tudo dentro da lei.

"Tá gravando?..."


Vivendo no Brasil, uma série sobre crimes pouco me interessaria no momento. É tanta violência que não vejo tanto sentido assim mais uma aventura desse tipo... Mas tudo muda de figura quando a proposta do série é mostrar como técnica, perspicácia, "leitura" da pessoa, e até um pouco de sorte, tudo isso com um só objetivo: descobrir a verdade, custe o que custar.

Há bons truques para criar urgência para o caso caber na caixa temporal de um episódio,  assim como aproveitar o mesmo cenário para os quatro cenários e é justamente aqui que mora um dos grandes trunfos da série: uma série simples, um cenário apenas e só duas coisas a sustentar todo o show - talento dos atores e um excelente roteiro. E ele consegue muitas vezes surpreender.

Dos atores, há boas surpresas, alguns já calejados outros agora famosos, alguns não essenciais derrapam um pouco, outros dão uma excelente performance, herança quem sabe da formação teatral de alguns, só que o que realmente importa é que todos mantem o clima tenso e a pergunta de o que diabos realmente aconteceu. Alguns mais ou menos o que o espectador pensa...até certo ponto.

Em um inteligente truque, a produção joga histórias que tem sentido em lugares tão diferentes como Inglaterra, França, Espanha e Alemanha, não só chamando atores fluentes ou nativos, mas também dentro dos costumes e de cada lugar. É verdade que para um nativo não faz sentido explicar algumas coisas que são obvias pra quem é de lá, ou seja, há uma penalização da história para que ela seja exportável,  porém faz juz ao todo peso do sucesso de séries como MindHunter e com sua personalidade própria.

Ok que é um que de novela às vezes, ou relações aparentemente irrelevantes, mas como estamos falando de uma série de TV, claro que tudo tem um relativo porquê e bons truques intelectuais para o final esperado.

Resumindo, boa jogada da NetFlix para apresentar uma série com um senso de aproveitamento muito bom porque na verdade se trata de 4 em uma, mesmo assim tendo a criação de relacionamentos entre os personagens e uma linha principal. Provavelmente advogados não vão gostar das liberdades poéticas ou eventuais plots...:P

E se posso sugerir uma ordem entre os países, começaria com o Espanhol(7,2 de média no IMDb), a da Inglaterra(7,8 de média no IMDb) , França(7,4 de média no IMDb) e por fim Alemanha(8,0 de média no IMDb). Tem um porquê que leitor pode capitar vendo ;).



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário