Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Armstrong (2019)

Uma excelente dica para quem quer saber mais da vida pessoal e da trajetória profissional desse personagem histórico
                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Armstrong
Criadores: David Fairhead
Estrelas:  Harrison Ford, Neil Armstrong, Mark Armstrong
Crítica: Michael

Para completar a leva de bons documentários feitos para celebrar os cinquenta anos da chegada do homem à Lua, claro que estava faltando um dedicado ao primeiro homem a colocar os pés no solo lunar: Neil Armstrong. Diferente do também recente 'The Armstrong Tapes', que traz gravações inéditas do próprio Armstrong no fim da vida, este aqui segue um caminho mais tradicional de obra biográfica e pinta um retrato bem interessante de uma das figuras mais conhecidas da história recente da humanidade.

Como esperado, o documentário é centrado na missão à Lua de 1969, porém ele usa as filmagens já conhecidas focando principalmente na figura de Armstrong. Intercalado com os eventos da missão, vemos toda a sua história, desde "menino do campo" em Ohio até se tornar o homem mais conhecido do planeta, seguindo também depois para seus anos de "reclusão" até seu reaparecimento na década de oitenta após o acidente da Challenger. Vemos a brilhante jornada de um engenheiro que sempre amou pilotar desde seus primeiros anos (tanto que tirou o brevê antes da carteira de motorista) e com uma personalidade tranquila e uma humildade admirável. Esta sua última característica, inclusive, foi o que fez com que, ao se recusar assumir o mérito por aquilo que talvez tenha sido a conquista individual mais coletiva da história, ele se tornasse uma pessoa reclusa e afastada da mídia para levar uma vida simples de professor universitário. Outra característica sua bem destacada e que acabou sendo fundamental para o sucesso da missão é a capacidade de manter a calma e o controle em situações de extrema pressão.

Tudo isso é contado usando depoimentos de familiares e dos outros envolvidos na missão e em sua vida. Destaque para a voz de Harrison Ford que faz as transcrições de falas e depoimentos de Armstrong. Porém, uma ausência é bastante sentida neste documentário: Buzz Aldrin. Ele inclusive é pouco mencionado nas quase duas horas de duração, a não ser por seus problemas de depressão e atitude controversa. Quem sabe um pouco mais do assunto conhece que a escolha para quem seria o primeiro a pisar na Lua foi conturbada. Enquanto Aldrin tinha um apoio político forte e partiu para o ataque na mídia, Armstrong se manteve sereno e foi a escolha da Nasa por ter um perfil mais calmo e correr menos risco de manchar a conquista no futuro. Ao meu ver, a escolha foi a mais acertada e fica até difícil imaginar alguém além de Armstrong como o "primeiro homem". Aproveitando a deixa, quem quiser saber ainda mais detalhes dos desafios emocionais e técnicos enfrentados por Armstrong, vale conferir o excelente filme 'O Primeiro Homem' que foi injustamente criticado pela ausência da cena da bandeira americana sendo fincada em solo lunar.

O fato é que estamos diante de um excelente documentário que, apesar de não trazer grandes revelações sobre a figura de Neil Armstrong, conta sua história com uma excelência cinematográfica e de uma maneira digna da sua figura icônica. Sua vida é o exemplo perfeito de uma pessoa certa que estava no local certo e no momento adequado para realizar seu sonho. Uma excelente dica para quem quer saber mais da vida pessoal e da trajetória profissional desse personagem histórico.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário