Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Dororo (2019 - ?)

                                                           
Uma excelente nova opção para os fãs de animes de samurai
                                                                                                      

Nota IMDb: 8,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Dororo
Criadores:  Kazuhiro Furuhashi, Osamu Tezuka
Estrelas: Rio Suzuki, Mugihito, Hiroki Suzuki
Crítica: Michael

Já faz um bom tempo que estou atrás de um novo anime de samurai para ver e a forma como descobri Dororo foi bem curiosa. Sou fã do jogo 'Sekiro: Shadows Die Twice' da FromSoftware e navegando um dia na IGN me deparei com uma matéria com o curioso título "Dororo é a companhia perfeita para Sekiro: Shadows Die Twice". Claro que eu li com bastante atenção e deixei o anime na lista de coisas a ver. Agora, depois de assistir a 18 episódios da primeira temporada (disponível no Prime Video), resolvi deixar aqui minhas impressões e o veredito se realmente uma coisa tem a ver com a outra.

Quem, assim como eu, ouviu falar de Dororo pela primeira vez lendo essa matéria da IGN, pode ter a ideia errada de que ele se baseou no jogo. Na verdade, trata-se da adaptação de um manga de mais de cinquenta anos criado por Osamu Tezuka. Ele conta a história de um menino chamado Hyakkimaru cujo pai Daigo fez um trato com demônios e ofereceu seu filho em troca da prosperidade de seu domínio. Hyakkimaru nasce e logo em seguida perde todos os seus membros, pele, olhos e outros órgãos vitais, mas sobrevive e é criado por um homem que cria um corpo com próteses para ele. Já adolescente, ele se transforma em um ronin (samurai sem mestre) que enfrenta demônios para recuperar as partes do seu corpo e quebrar a maldição que lhe foi imposta.  Em meio à sua jornada, ele conhece uma criança órfã (Dororo) e os dois desenvolvem uma relação de irmãos para superar os desafios.

Além da questão de se passar no mesmo período do jogo Sekiro (Sengoku) e também construir um universo fantástico habitado por monstros, o anime tem como tema central a busca pelo poder. Ele questiona até que ponto se justifica tomar ações negativas para o bem coletivo ou pela honra, principalmente considerando que muitas vezes a pessoa abre mão de sua alma para alcançar esses objetivos. Enquanto Hyakkimaru destrói todos em seu caminho para recuperar seu corpo que lhe foi tomado e corre o risco de se transformar em um monstro, Sekiro faz o mesmo para proteger o seu mestre e impedir que seu poder de imortalidade seja tomado e usado para o mal.

Os fãs de animes medievais de samurai se sentirão em casa com Dororo e não faltam lutas interessantes de espada e também confrontos épicos com monstros da mitologia japonesa. A animação é de primeira qualidade e tem um estilo bem característico. O fato do protagonista ter membros prostéticos é muito bem explorado nas cenas de ação com seus braços removíveis que servem como bainhas para espadas e isso adiciona uma dinâmica bem interessante às lutas. Apesar dos temas fortes e sombrios, também existem momentos de alívio cômico, principalmente os protagonizados por Dororo. Os episódios são curtos e algumas vezes conectados entre sim, o que torna a tarefa de assisti-los extremamente fácil e até viciante.

Com uma primeira temporada composta por 24 episódios no total e que termina agora no final de junho, este excelente anima promete deixar seu nome entre os grandes do gênero. Ainda é cedo para saber se teremos uma outra temporada, mas pelo que vi até o décimo oitavo episódio, a história parece estar caminhando para um desfecho bem satisfatório. Sendo assim, deixo esta preciosa dica para qualquer fã de anime desse estilo e principalmente para aqueles que já jogaram ou pretendem jogar Sekiro.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário