Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: One Strange Rock (2018 - ?)

Uma excelente oportunidade para conhecermos mais sobre a nossa "estranha rocha"
                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 8,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: One Strange Rock
Criadores: Darren Aronofsky
Estrelas:   Will Smith, Chris Hadfield, Jerry Linenger
Crítica: Michael

Sou um grande fã de documentários sobre natureza e para mim a BBC sempre foi referência nesse quesito, seja por conta do seu lendário narrador David Attenborough ou por imagens épicas como as da série Human Planet e Blue Planet. Outro nome de peso do gênero é a National Geographic e recentemente ela resolveu juntar uma equipe de primeira apoiada por um grande orçamento para produzir um documentário capaz de rivalizar com os melhores da concorrente inglesa. E não é que eles conseguiram?

A série de documentários com dez episódios traz os depoimentos e experiências de oito astronautas que tiveram a chance de ver o planeta da órbita e utiliza isso para contar a história da Terra e da origem e evolução da vida até chegar a nós humanos. Tudo isso é feito de uma maneira bem interessante e com imagens simplesmente fantásticas, daquelas que servem para vender TVs em show room de loja. Além disso, o time de talentos envolvidos é impressionante.

Para começar, a série foi produzida pelo diretor Darren Aronofsky, responsável por filmes como 'Cisne Negro', 'Fonte da Vida' e 'O Lutador'. Considerando seu currículo, esperava que o tom seria bem peculiar e fora dos padrões, mas tive uma agradável surpresa ao ver que na verdade ele apenas usou seu aguçado senso de fotografia para trazer imagens magníficas do planeta e das formas de vida que o habitam. Temos também a figura carismática de Will Smith como apresentador (e não narrador!), funcionando como uma versão mais nova e "cool" de Morgan Freeman na excelente série 'Through the Wormhole' e trazendo experiências suas para introduzir o assunto de cada episódio. Isso sem falar dos comentários inspirados e valiosos dos oito astronautas que mostram como sua experiência no espaço mudou a sua forma de ver nosso planeta.

Em relação a isso, o documentário faz questão de destacar que a Terra é como uma espécie de organismo gigante e que necessita da manutenção do equilíbrio de seus ecossistemas para continuar suportando vida. A fragilidade do planeta fica evidente na imagens tiradas da órbita e que mostram grandes áreas desmatadas ou então alteradas por outras ações humanas. A mensagem de necessidade de preservação e dos perigos que ameaçam nosso futuro é bem clara e acentuam a importância de nos tornarmos uma espécie interplanetária ao estabelecer colônias em outros lugares do nosso sistema solar e quem sabe até fora dele.

Com tudo isso, esta série de documentários justifica a nota no IMDb e entra para o hall de clássicos do gênero com uma produção caprichada e imagens de tirar o fôlego. Quem é fã do tema espacial tem ainda o atrativo das imagens da Terra feitas da sua órbita, das informações sobre o Sol e outros planetas e dos valiosos depoimentos dos astronautas.  O resultado foi tão positivo que inclusive já confirmaram uma segunda temporada que deve estrear em 2019.  Sem dúvidas é uma excelente oportunidade para conhecermos mais sobre a nossa "estranha rocha".

Até o dia da postagem o documentário estava disponível no NetFlix.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário