Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Como adicionar um ssd .m2 ao seu computador

Nesse artigo vamos mostrar dicas e erros na escolha de ssd .m2, vantagens e problemas, assim como a comparação aos ssd em formato de hd.

Uma alternativa (para) ainda mais espaço...:P


Um coisa ruim de nossos dias, o que é um tipo de paradoxo, é termos grande quantidade de conteúdo, ter meios de baixa-lo relativamente rápido(não disse de forma constante, nem sempre disponível por todo nosso Brasilzão), contudo sempre é bom ter muito espaço para armazena-lo. As constantes ameaças por parte das grande operadoras de que vão cobrar a efetivação da franquia também é um bom incentivo para ter o máximo de espaço possível, principalmente se você for um gamer(as promoções da Steam e companhia não ajudam). E para deixar a coisa ainda mais rápida depois dos ssd, há o .m2 que é um subtipo que está com preços cada vez mais interessantes.

A minha placa mãe do meu computador, já com uma certa idade, tem uma entrada que tentei usar com modelo mais rápido que eu encontrei, a um preço justo e com fama de ser confiável, nesse caso e naquela época, um 2280 samsung 970 pro. O número indica o tipo e também o tamanho. Porém existe uma pegadinha que iria me dar um pouco de dor de cabeça. 

Como o número de conexões sata já estava esgotada, parti para essa opção pela fama da velocidade e também porque rivalizava bem com o preço de um ssd sata normal. Gostei tanto que não muito tempo depois decidi comprar um outro ssd .m2 só que em uma ideia um pouco mais ousada : um adaptador ssd m2 pcie nvme, como o da foto abaixo.
Se você tem um desktop e uma entrada pcie sobrando, é uma ótima alternativa

A ideia era aproveitar que tinha duas portas livres pcie que seriam rápidas suficiente para um modelo mais simples de .m2, a um preço bem barato(no mercado livre paguei 70 reais). Funcionou perfeitamente, mas aqui vai sempre um bom conselho. Sempre pergunte se é compatível com o modelo que você quer usar. O porquê aconteceu logo depois.

Depois disso pensei se era possível usar um .m2 como hd portátil. Aí sim seria uma coisa um pouco ousada, mas teria o benefício de não sofrer com a possibilidade de dano no transporte na mochila, a rapidez teoria de praticamente funcionar no talo de um usb 3.0/3.1 e ter um tamanho suficiente para ser útil como backup. E sim amigo, há hds externos que usam ssds, mas os preços não animam. No momento desse post, temos o mais caro na Dell com um Thunderbolt 3 de 1 Tera por 2939,00, assim como o SSD portátil da mesma fabricante de 250 Gigas por 825,00 reais. Na Samsung é possível ver o T5 USB 3.1 por 899,00 por 500 gigas e 1839,00 por 1 Tera no mercado livre. Não muito animador. 

E para ficar mais engraçado, claro que tentei usar a outra porta pcie com outra placa só que a placa mãe não gostou muito por uma característica bem específica e deu problema. Ou seja, estava com uma placa ssd .m2 WD Blue de 1 Tera 2280 sobrando... Daí tive a ideia de deixa-lo portátil...:P E pior que funcionou. Mas não de primeira. 

Fica quase uma boneca russa: essa placa m2 para sata para ficar dentro de outro case de sata para usb 3.1


Primeiro vi um case de .m2 para sata. E aí fui avisado que existem três tipos de .m2 além do tamanho, no caso o tipo B, M e B+M. Não prestei atenção à isso e comprei um case errado para meu tipo de m2. Bom que foi barato. O jeito foi procurar o correto, um mais caro(sempre é assim...:P), que custou 120 e poucos e assim , por 835 que foi o WD Blue + 120(e pode somar o case errado de 65 reais com frente pelo meu erro de ter escolhido o modelo errado), tive uma opção de mobilidade com usb de 1 Tera rápido e mais barato. E salvei o ssd! :P Os tipos de conectores e m2 podem ser vistos nesse excelente artigo da TechTudo nesse link aqui.  Outro artigo que explica bem a diferença de desempenho e tipos é esse aqui da Adrenaline. 

Ok, não é uma das opções mais elegantes como vocês podem ver pela foto abaixo. Mas tem um desempenho muito bom e atendeu todos os requisitos de preço e segurança. Outra alternativa  para muita gente é pegar um modelo como o de 480 gigas da Kingston como o A1000 que pode ser encontrado por 519,00 e checar um case compatível com o vendedor. Se a pessoa tiver um pouco de paciência até esperar AliExpress vale a pena ainda mais.
Para ter uma noção de escala com um pendrive bem comum da kingston

O único problema que eu não tive ainda, mas é uma preocupação, no caso do uso em case é a temperatura. Usei durante horas e não tive problema e nem a dissipação do calor no case que é de metal foi considerável. Acho que parte do motivo de ele ser bem grandinho também se deve a isso.


Resumindo, sem querer encontrei uma alternativa de transporte muito rápida, a um preço ainda alto, mas em queda e é uma alternativa até como expansão momentânea de espaço se o seu computador tiver uma usb 3.1. Quem estava pensando em algo assim, vale a pena tentar.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário