Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Estrada Sem Lei(2019)

Dois antigos e não tão amigos pistoleiros da lei se volutariam para ir atrás de uma das duplas mais lendárias do crime dos EUA. Confira o que resultou essa história sobre a caça de Bonnie e Clyde na crítica abaixo


Não é um filme sobre a reforma da previdência e a polícia



Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Highwaymen
Ano de Lançamento: 2019
Diretor:  John Lee Hancock(vários sucessos com biografias como Um Sonho Possível, Desafio do Destino, Walt nos Bastidores de Mary Poppins, mas também Branca de Neve e o Caçador, por exemplo)
Estrelas: Kevin Costner(com o cansado, mas determinado Frank Hamer), Woddy Harrelson(como o que não pode dirigir Maney Gault), Kathy Bates(bem realista Ma Ferguson), John Carroll Lynch(como o chefe de polícia que tem que dar um jeito Lee Simmons), entre outras estrelas. 
Sinopse: Comovido pelo rastro de destruição, morte e escárnio da Lei, por de mais de dois anos, Hamer decide dar uma basta naquela situação, deixa a esposa e parte em uma caçada pelo casal perseguido por mais de 4000 agentes da lei na época .
Crítica: dissonantbr


Anos 80 tem coisas que realmente dificilmente ocorreram de novo. Lembrou-me que recem adoscelente via um programa que passavam clássicos do cinema e um dia passou "Bonnie e Clyde - Uma rajada de balas", com sua impressionante(para época) cena final, filme desacreditado na época, mas que fez um enorme sucesso e, pois é, está já com 52 anos de idade! Com uma linguagem inovadora para época, só que com uma visão muito, mas muito ingênua do que realmente aconteceu, teve todo esse sucesso além do excelente elenco(com Warren Beatty, Faye Dunaway, Gene Hackman e outras estrelas), também principalmente pelo sentimento anti-stabelichment já que a Guerra do Vietnã colhia várias jovens almas.

Muitos anos depois, e várias tentativas, o filme que inicialmente teria Robert Redford e Paul Newman acabou, depois de muitas tentativas, passando por vários outros protagonistas, inclusive Liam Neeson, parar com os excelentes Kevin Costner e Woody Harrelson que, já adianto, dão conta do recado. Junto com Kathy Bates como a não tão bem intencionada governadora Ma Ferguson, a qual deveria ser uma espécie de testa de ferro do marido, o ex-governador afastado por denuncias de corrupção, John Caroll Lynch, como o famoso "dá seus pulos maluco" da área de segurança do estado, e , detalhe super importante, tudo isso ambientado depois de longos e dolorosos anos pós depressão de 29, uma seca assustadora(ironicamente corretamente relatada no Interstelar), vivia os últimos anos de glória dos chamados Inimigos Públicos, pessoas que fizeram muito dinheiro com sangue e exploração de suas façanhas contra a Lei e o Estado. E um desses últimos eram justamente Bonnie e Clyde. E para por fim assim nascia o famoso FBI e a introdução de métodos científicos e tecnológicos contra o crime.

Contrapondo justamente tudo isso, e daí o acerto da escolha dos dois protagonistas, ali estavam dois pistoleiros do Estado, antigos Texas Rangers, que faziam o papel de matadores e garantidores da lei bem relativa dos tempos de Faroeste, com todo aquele know-how de como caçar criminosos. Só que a idade pesa e um chamado que era antes de tudo moral, o qual mal quase eles mesmos não viam como essenciais  depois de tanto sofrimento, iria render provavelmente a última grande aventura deles.

O filme pode parece muito arrastado para muitos, com cenas tragicômicas de perseguição, o qual o filme sabe aproveitar bem, porém é curiosamente bem alinhado aos supostos fatos e com cenas muito bem construídas, assim como figurino. A imensa popularidade da dupla, mesmo depois de tantos crimes cruéis e fúteis ainda insiste em ser viável em nossos tempos. Vários momentos há uma ligação de alma desse filme com "Estrada da Perdição" e também "Assassinos por Natureza", ironicamente também com Woody Harrelson. Ah, e sim, com Wyatt Earp que explicaria justamente o personagem de Costner.

Resumindo, um excelente filme de investigação e ação, com interessantes reflexões sobre o que por fim estamos, como sociedade, nos tornando. Para refletir como isso vale até hoje, o carro onde estavam o casal se encontrava até pouco tempo atrás no hall de um grande cassino nos EUA com grande número de curiosos. E seguem os jornais da tarde com farto sangue.

OS:Só por curiosidade, ao contrário do que fala o filme, que é baseado nas informações oficiais e o que pensavam os jornais da época, Bonnie não fumava pedindo várias vezes para esclarecerem isso. Outra coisa é que ela já era casada com um presidiário quando conheceu Clyde na casa de uma amiga. Falam que o real motivo da extinção dos Texas Rangers foi a participação no processo investigativo que resultou no afastamento do ex-governador. E por fim, Frank Hammer e Maney Gault, apesar das promessas de grandes recompensas, receberam algo como 202 doláres, porém sem explorar a história de forma publicitária(já os filhos e netos...:))).



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário