Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Resident Evil 2 (PC)

Um bom balanço entre o respeito ao original e as inovações para entregar uma experiência digna de entrar para lista de melhores da série
                                                       
Plataforma: PC
Metascore: 89 (User Score: 9.0) - Até o dia da postagem


Apesar de ser uma das franquias mais bem sucedidas dos games, a história recente de Resident Evil tem sido de altos e baixos. Após o quinto e o sexto jogos da série principal serem mal recebidos e não corresponderem à expectativa, foi preciso uma reinvenção com Resident Evil 7 para trazer novamente o foco para o que sempre atraiu os fãs: o terror de sobrevivência. Depois do aclamado remake do primeiro jogo que foi lançado inicialmente para o Gamecube e depois adaptado para o PC e para os consoles atuais, a Capcom resolveu entrar de vez na vibe da nostalgia e anunciou o remake de um dos games mais adorados da franquia: Resident Evil 2. Felizmente, o jogo consegue balancear bem o respeito ao original e as inovações para entregar uma experiência digna de entrar para lista de melhores da série.

A história segue o mesmo centro do jogo original com pequenas variações e mostra Leon S. Kennedy e Claire Redfield se encontrando em Raccoon City após uma epidemia zumbi tomar conta da cidade. Os dois se separam e precisam sobreviver aos horrores enquanto procuram entender o que está por trás da tragédia. Você precisa jogar os dois "cenários" para entender tudo o que ocorreu até o desfecho comum, o que adiciona um elemento a mais que quase não se vê nos jogos atuais e traz uma boa nostalgia. As tramas tem bastante diferenças, mas infelizmente alguns pontos chaves se repetem, o que gera uma certa inconsistência na história. Ainda assim, vale muito à pena experimentar as duas jornadas até mesmo pelas diferenças nos arsenais e na forma de abordar os inimigos.

Por falar em inimigos, este é um aspecto no qual o jogo evoluiu bastante, não só em termos gráficos como também na questão da jogabilidade. Além dos zumbis agora atravessarem portas e janelas, aumentando bastante a urgência e o suspense, o jogador precisa atacá-los nos locais certos para dar maior dano e evitar gastar a preciosa munição. A presença do misterioso "Mister X", que é um inimigo invencível que caça e persegue o jogador, exigindo astúcia para despistá-lo, também adiciona um elemento de terror constante e que deixará muitos estressados ao ouvir seus passos pesados se aproximando. A dica é, em caso de emergência, correr para a sala segura (com baú e máquina de escrever) mais próxima, pois lá nenhum inimigo poderá entrar e você terá tempo para recuperar o fôlego e se planejar melhor. Também não se esqueça de reforças as janelas com tábuas sempre que possível para evitar que novos zumbis apareçam da próxima vez que precisar passar ali.

Talvez a maior diferença para o original seja na jogabilidade, pois a Capcom decidiu abandonar a câmera fixa ainda utilizado no remake do primeiro para usar a "câmera sobre o ombro" adotada a partir do quarto jogo e que proporciona um controle muito maior do personagem no combate. Esta decisão foi bastante acertada, pois permite experimentar algo clássico com a liberdade possibilidade pela tecnologia mais atual. Os famosos "puzzles" da série estão presentes e, ainda que diferentes do original por motivos óbvios, trarão várias lembranças aos fãs. No mais, o elemento de terror de sobrevivência está muito bem balanceado e você precisará poupar muito bem munição e recursos sabendo evitar confrontamentos desnecessários para não sofrer no final. Até mesmo a necessidade de gerenciar bem os espaços no inventário está presente e exigirá planejamento e estratégia.

Como já disse, os gráficos foram melhorados com tecnologia de ponta e temos um dos jogos mais realistas da série. Os zumbis e outros inimigos foram muito bem modelados e sofrem danos variados dependendo onde são atingidos. Os cenários e outros elementos também foram detalhados de maneira excelente e a trilha sonora não deixa a desejar para ajudar na montagem do clima de terror e suspense. Para quem for jogar no PC, será necessário pelo menos uma placa mediana para aproveitar bem e deixo a dica de usar o Directx 11 nas configurações gráficas para ganhar bastante desempenho sem perda de qualidade.

Acredito que qualquer fã da franquia como eu ficará extremamente satisfeito com o resultado deste remake e deve sem dúvida colocar este jogo em seu radar. Além disso, qualquer outra pessoa interessada no gênero precisa dar uma chance, até mesmo aqueles da nova geração que nunca ouviram falar da série. Resta saber o que o futuro reserva para a franquia e torcer para que ela continue a evoluir, mas se for para fazer um remake de um jogo passado com a qualidade deste, com certeza também será muito bem vindo.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário