Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Melhores Inimigos(2015)

O que um documentário sobre duelos na TV americana de ideias viscerais e quase físicos em 1968 podem explicar muito sobre o clima de divisão que vivemos? Muito! Confira o porquê no review abaixo

Eu viria um programa desses
Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Best of Enemies
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Robert Gordon e Morgan Neville
Estrelas: Gore Vidal, William F. Buckley e Dick Cavett
Sinopse: Em um conjunto pequeno de encontros, dois grandes representantes de linhas de pensamento antagônicos da época se enfrentariam e mudariam a TV, e de certa forma, influenciariam parte do conteúdo na Internet.

Esse documentário não me chamaria a atenção se não fosse um detalhe do resumo: como uma luta de boxe, dois importantes intelectuais, um da linha conservadora e outra liberal, respectivamente republicano e democrata, com histórias bem diferentes, iriam, em uma série de 10 encontros na TV tentar mostrar seus pontos de vistas e provar seus respectivos modos de vista.

Vale lembrar que nos EUA há uma tradição de debates no mundo acadêmico na tradição oratória e além, com vários grandes confrontos de ideias e opositores, contudo, como Arthur Schopenhauer já alertava no século XIX em seu "Como Vencer um Debate Sem Precisar Ter Razão",  ganhar um debate não significa validar um modelo de mundo ou pessoa melhor do que outra. Aliás, o que é uma ótica pessoal, porém muito provavelmente manipulável.

Durante o filme, que tem curiosas opções de fotografia e engraçados erros da nada popular rede ABC que sempre ficava em último lugar de audiência, mostra-se a visão ousada de fazer uma cobertura bem completa das convenções primárias em um momento que EUA estava passando um crítico momento no Vietña, assim como a luta pelos direitos dos negros. O que começou como uma curiosidade de nicho de intelectuais acabou ganhando rapidamente a atenção do público de que tipo de filosofia de vida era a melhor para os Estados Unidos.

Só que há superinteressantes fatos sobre cada um dos competidores, Gore Vidal e William F. Buckley, o passado, o que aconteceu depois e mais interessante ainda, qual foi o legado de cada um no cenário político americano. Porém, mais importante que isso, é o quão original foi o formato, como contribuiu para o que vemos na TV e a grande pergunta que não quer calar: se a TV está deixando de ter tanta importância como já teve, e a Internet é o que vemos como futuro, seria possível fazer algo parecido nos tempos atuais? E o quanto isso pode ajudar a evitar extremismos e ajudar a democracia? Isso foge ao estudo apenas do jornalismo e ciências políticas, sendo um tema muito importante como sociedade. Vale conhecer sem dúvida. Disponível no Netflix.

E para os educadores, está aqui embaixo um excelente exemplo de exercício de debate, com a mesma pessoa apresentando os pontos de vistas antagônicos.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário