Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões:Surviving Mars(2018)

Vem chegando o Natal e com ele o recesso. E nada melhor do que sugerir mais uma alternativa de diversão com esse muito bem feito jogo de simulação e gestão de recursos. Confira o que achamos depois de 30 horas de jogo e muitos videos no youtube, assim como algumas dicas

Trate com carinho seus robozinhos


Amigos leitores, já aviso sem cerimônia que esse post quase não sai na data ironicamente por causa desse viciante joguinho, que idealmente foi desenhado para ser jogado em um computador, mas agora com o Xbox aceitando teclado e mouse, também é uma alternativa interessante. Aproveitando a volta da onda da exploração espacial, bem clima Mars da NatGeo, nesse joguinho você é responsável por gerir recursos, enfrentar o clima(que inclui chuva de meteoros que são o terror da infraestrutura, assim como ondas de frio e as chatas tempestades de areia), definir estratégias de ocupação, escolher o que importar e o que exportar para a Terra. E também optar por qual sequência de pesquisas. Isso é muito importante.

E ok, aparentemente parece complicado, mas quem já jogou Civilization ou SimCity vai se sentir em casa. Claro, com aquele detalhe importante de sempre que possível, faça o backup sempre, porque fui e voltei várias vezes a pontos anteriores por más decisões, ou até informações novas. Aliás, o jogo surpreende muitas vezes não só por inteligentes consequências do que fazemos, assim como pequenos Easter Egg`s, como por exemplo o encontro da rover Curiosity. E o carinho que você vai tendo de sua base só vai aumentando conforme o jogo vai se desenrolando e novos desafios vão se revelando.

E uma confissão: ainda não cheguei no ponto que diria que "zerei" pelo menos uma vez esse jogo. Por que a primeira dica que eu dou é depois de fazer o tutorial e jogar algumas vezes, defina pelo amor de Deus uma meta porque o jogo pode se tornar quase infinito...:)) Isso sem contar as DLCs que já vem aparecendo por aí para dar mais um pouco de horas desse maravilhoso jogo. E falando em dicas, vamos percorrer algumas que eu posso dar da minha experiência com ele.

A primeira, é faça o tutorial. É rápido, passa por conceitos importantes e ajuda a desmistificar algumas coisas do jogo. Outra coisa é definir uma base mais ou menos na altura do equador de Marte, prestando atenção à oferta de água, metais e ocorrência de tempestades e meteoros. Mais uma é já logo pedir quando possível outro foguete a mais com umas 20 ou mais sondas que vão ajudar e muito em revelar a vizinhança de sua base. Geralmente a ocupação pode exigir 4 fases iniciais por causa da diferença de níveis entre o terreno. Conforme o jogo avança será viável construir um túnel que vai resolver esse problema de desnível, assim como pode passar água e energia para essa nova região.

Ainda sobre as dicas, consegui maior êxito sendo conservador e criando sempre que possível uma boa quantidade de reservatórios de água e oxigênio espalhados pelo mapa. Isso ajudou muito na hora de investir pesado em refinarias de combustível, fundamental para a ida e vinda de foguetes e os jatos que são muito bem vindos, principalmente entre diferentes desníveis no mapa. E falando em distribuição, sempre que possível evite a concentração de produtores vitais à sua base em uma só região. O jogo vai desafiar várias vezes o quão bem você sobrevive a uma queda de vários meteoros justamente naquele produtor de água, energia ou oxigênio. Por isso sempre planeje redundância na sua base. Conforme o jogo avança será possível se defender melhor dos desafios que a implacável natureza marciana apresenta. Aliás falando em natureza, escolha bem como você gasta em infraestrutura para fazer o mínimo de importação de matéria prima da Terra. E dependendo da altura do jogo, não tenha dó de trocar de tecnologia conforme mais opções aparecem.  E de novo, sempre que possível, salve toda hora. Isso ajuda a voltar antes do metal acabar ou ficar sem energia e os colonos ficarem roxos de falta de ar. E falando desses, sempre verifique o que pode ser feito para melhorar o dia deles, coisa que vai evitar a saudade da Terra e evitar sérios problemas para você que fica. E sempre invista em baterias ou algo do gênero, prestando atenção nos custos de manutenção dessas. 

Resumindo, um excelente joguinho para passar horas e horas se preocupando com o bem estar da colônia, mostrando interessantes conceitos e aumentando a torcida para mais esse grande passo para nós como espécie. Vale muito a pena. E depois de superada minha meta, vamos avaliar também o concorrente dele, Terraforming Mars... Boas festas e keep moving!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário