Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Crônicas de Natal (2018)

Um filme que tem uma pegada clássica mais leve, mas que também ousa atualizar o tema de uma maneira bem interessante
                                                                                                        
Nota IMDb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Christmas Chronicles
Ano de Lançamento: 2018
Diretor:  Clay Kaytis
Estrelas:   Kurt Russell, Darby Camp, Judah Lewis
Sinopse: O presente de natal das crianças ao redor do mundo está em risco. Isso porque os irmãos Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis) fizeram suas travessuras. Empenhados em flagrar o exato momento da chegada do Papai Noel, os dois se acomodaram em seu trenó e, acidentalmente, danificaram o veículo. Agora eles precisam fazer uma uma força-tarefa para ajudar o bom velhinho a correr contra o tempo, entregar os presentes e salvar o Natal.

Geralmente o meu "filme de natal" é um longa antigo ou pelo menos da década de oitenta. O principal motivo não é nenhum preconceito, mas sim porque hoje dificilmente temos filme com esta temática que sejam bons se comparados com as ofertas do passado. Porém, este ano o NetFlix me pegou de surpresa com o lançamento de "Crônicas de Natal", um filme que tem uma pegada mais leve como os antigos, mas que também ousa atualizar o tema de uma maneira bem interessante.

O filme conta a história de dois irmãos de uma família que sempre teve a tradição do natal, mas depois da morte do pai está passando por momentos difíceis e acabam se distanciando da magia dessa data. Porém, quando a irmã mais nova resolve tentar gravar o Papai Noel entregando os presentes eles acabam conhecendo o "bom velhinho" e interferindo na sua tarefa de entregar os presentes e manter um alto nível de "espírito natalino". A partir daí, eles precisam se unir para ajudar Noel a salvar a data e acabam, como esperado, se envolvendo em grandes aventuras.

O que achei mais interessante no filme é a sua pegada bem leve e de família, algo mais raro nos filmes atuais, tanto que me lembrou bastante os filmes do gênero da década de oitenta. No entanto, ele não se sustenta unicamente nisso e traz excelentes novas interpretações modernas para tentar explicar como seria possível existir o Papai Noel, como um trenó supersônico com portais no espaço-tempo e um Papai Noel com poderes mágicos para entrar nas casas das pessoas e saber exatamente o que cada um deseja ganhar. A própria figura do "bom velhinho" é muito mais humana e fácil de se identificar. E o filme explora tudo isso de uma forma leve, inteligente e carregada de humor. Os efeitos especiais, ainda que limitados, são bastante convincentes e ajudam a vender todas as ideias criativas que o filme apresenta.

Mas claro que nada disso seria eficaz se a escolha para o papel principal tivesse sido equivocada e, felizmente, não poderia pensar em um ator melhor do que o escolhido Kurt Russel. Além de ter um enorme carisma e um talento indiscutível, ele se entrega totalmente ao papel e ajuda também no fator nostalgia. Nos papéis das duas crianças, o destaque vai para a pequena Darby Camp que parece star realmente vivendo um sonho de natal. Uma pena que seu irmão, interpretado por Judah Lewis, não tenha o mesmo impacto devido às claras limitações do ator.

Se você gosta de filmes sobre o natal e tem saudades dos mais antigos, este é uma excelente chance de conferir uma proposta atualizada que traz as mesmas vibrações dos filmes clássicos. Não vá esperando nada digno de premiações ou muito profundo e certamente ficará satisfeito, lembrando que é um filme bem família e com certeza a experiência ficará melhor se compartilhada com outros. De resto, nós do Mexido Digital desejamos um natal abençoado para você e toda a sua família!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário