Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Tanques de Guerra - Mobilidade Mortal(2017)

Nessa pequena mini-série documental vemos o nascimento, evolução, supremacia e quase morte de um dos ícones da liberdade ou opressão - depende apenas quem está do lado da mira do canhão

Encaroçado terrestre e outras histórias...

Nota imdb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: : Age of Tanks
Ano de Lançamento: 2017
Sinopse:Ao longo de quatro episódios, vemos a curiosa motivação, dificuldades, evolução, ápice e quase morte de uma das mais temidas máquinas de destruição ao longo de importantes marcos históricos do século XX.

Já há algum tempo atrás levei meu pai, que serviu na Cavalaria Mecanizada, para ver aquele que parecia um justo filme sobre tanques... O problema é que o filme era o Coração de Ferro. Ele ficou muito impressionado com a violência do filme, coisa que me fez refletir sobre a diversão de alguns adolescentes contrastando com uma pessoa que tem ideia do que um tanque é capaz de fazer.

Mas voltando ao filme, há uma curiosa cena bem no começo onde um cavaleiro que anda entre um campo de batalha cheio de destroços de tanques em uma tranquilidade até que...enfim...começa o filme... Esse momento não deixa de ser uma curiosa metáfora do antes e depois da guerra depois dessa máquina de destruição. E nessa série que se explica muita coisa interessante sobre os tanques e até coisas que acontecem no Coração de Ferro.

Dividida em quatro capítulos, o primeiro episódio mostra o nascimento dessa máquina de guerra e a importância para França(apesar de ser de produção alemã, francesa e russa, o mesmo está originalmente em francês). Qualquer reflexão sobre governos e seus generais são bem instrutivos até hoje. O segundo mostra a evolução e nascimento dos icônicos Panzer(que tem uma origem quase impossível), Tiger e o T-34... O terceiro mostra a consolidação da importância como máquina fundamental em um novo cenário: a Guerra Fria. E o quarto mostra a decadência dos tanques frente a outros armamentos e um possível renascimento. E também um possível renascimento da própria Guerra Fria.

Disponível no momento dessa postagem no NetFlix, essa série vale muito a pena não só por curiosidade, mas também como uma luz sobre fundamentais momentos da história do século passado, assim como os primeiros grandes conflitos desse século.

Como complemento ao documentário, citaria o papel deles nos eventos que ocorreram no Egito durante a Primavera Árabe bem retratados no The Square, assim como também a vulnerabilidade, mesmo sendo o principal tanque da OTAN na Europa, de quem também tem seu dia de caça como bem explicado no episódio do Hoje no Mundo Militar no vídeo abaixo.





Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário