Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Above and Beyond - Nasa's Journey to Tomorrow (2018)

Um belíssimo documentário que celebra as maiores vitórias da Nasa durante seus sessenta anos de história
                                                         
Nota imdb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: : Above and Beyondd: Nasa's Journey to Tomorrow
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: Rory Kennedy
Sinopse: O Discovery Channel destaca a instituição que nos levou levando-nos à Lua e ao limite do nosso sistema solar. Above and Beyoud celebra as muitas realizações da NASA e catapulta os espectadores para onde ela está indo no futuro.

Com a chegada do homem à Lua prestes a fazer trinta anos, é esperado que tenhamos um número maior de documentários falando sobre a corrida espacial e sobre os feitos da nossa raça no espaço. Como fã desse assunto, vejo isso com bons olhos e estou ansioso por novidades. Sendo assim, quando vi o lançamento deste documentário sobre a Nasa produzido pela Discovery, fiquei bastante interessado porque ele faz um resumo de toda a história da agência mundialmente conhecida e também nos dá uma pequena amostra do que ela está planejando para o futuro.

Quando se ouve falar em Nasa, as primeiras imagens que vem à mente do público é a de foguetes e roupas espaciais, da sala de controle, do ônibus espacial, etc. Porém, a agência espacial norte-americana é muito mais do que isso e este documentário faz um excelente trabalho em mostrar a imensa contribuição da Nasa nos mais diversos campos de pesquisa científica. Fiquei surpreso ao saber que a Nasa tem todo um departamento que cuida só de observações do clima, da atmosfera e dos oceanos do nosso planeta. Aprendi que, na década de setenta, a Nasa teve um papel fundamental no descobrimento do buraco da camada de ozônio e na busca por uma solução. A agência também monitora os corais e sua saúde, além de acompanhar as principais geleiras dos pólos norte e sul e o efeito do aquecimento global sobre elas. Tudo isso é feito com instrumentos e satélites de última geração e os dados ficam disponíveis para a comunidade científica global, permitindo uma colaboração fantástica em termos de estudos e descobertas.

Mas claro que a função principal e mais conhecida da Nasa é a exploração espacial e o documentário passa pelas principais conquistas durante os quase sessenta anos de sua existência. As primeiras missões em busca da conquista da Lua, a Voyager e outras sondas e rovers, o telescópio Hubble e a história do ônibus espacial e suas vitórias e tragédias, a estação espacial internacional, etc. Além disso, temos uma pequena parte (ao meu ver, pequena demais considerando que está no subtítulo) dedicada a mostrar os planos da Nasa para suas futuras missões, com a ida a Marte na próxima década e também futuras missões para explorar o sistema solar em busca de vida.

Um fato curioso que só fiquei sabendo depois é que este documentário foi dirigido por Rory Kennedy, sobrinha de John F. Kennedy, o célebre presidente que deu o grande passo de impulsionar a Nasa para suas principais conquistas. Talvez por conta disso, temos um tom mais emotivo em certas partes do documentário em que ele aparece, mas isso não prejudica em nada, muito pelo contrário. No final, temos um dos melhores documentários sobre a Nasa que já vi, principalmente pelo fato de conseguir resumir toda a sua trajetória em menos de duas horas e com uma produção caprichada, excelentes entrevistas com os envolvidos e imagens belíssimas. Simplesmente imperdível para qualquer fã do tema.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário