Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo(2017)

Um programa espetacular em vários aspectos, não teve seu êxito realizado apenas pelos astronautas, mas também por mais de 400.000 pessoas envolvidas nesse projeto que até hoje desafia a compreensão de muitos:pousar na Lua.

Um excelente resumo do esforço de muita gente nessa épica jornada.


Nota IMDb: 7,6, (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2017
Diretor:  David Fairhead(o mesmo roterista do excelente The Last Man on the Moon e o muito bem falado Spitfire)
Estrelas:  Christopher Kraft, Gene Kranz, Jim Lovell, Eugene Cernan, entre outras estrelas.
Sinopse: Com um prazo pequeno, muitas dúvidas e uma determinação única, uma grande estrutura foi feita do zero para a até então maior conquista da nossa espécie: pousar na Lua. Esse documentário conta um pouco dessa história, com animações, filmes da época e entrevistas com as pessoas que fizeram isso ser possível.

Já há algum tempo atrás, quando eu era criança, no Parque da Cidade aqui de Brasília, nenhum brinquedo parecia mais desafiador do que o Foguetinho, um verdadeiro símbolo informal da cidade. E para comemorar o dia das crianças, nada melhor do que falar sobre um sonho de muitos de ser astronauta. É disso e um pouco mais que fala esse excelente documentário.

E tudo isso gravita em torno de Christopher Kraft, um senhor de personalidade fortíssima, que foi responsável por inventar a forma de organização de algo que hoje informalmente conhecemos como "Sala da Nasa", ou Controle de Missão. Inicialmente presente ao lado da plataforma de lançamento, dentro de trailers com dispositivos eletromecânicos, evoluiu para computadores e telões, em Houston, algo mais parecido com o que conhecemos hoje em dia.

Confesso que a minha memória sobre esse lugar vem das falhas da Challenger e também da Columbia, principalmente da expressão de pavor e tristeza daqueles que estavam em comando nesses momentos, geralmente mandando fechar as portas como procedimento de segurança. Só que esse lugar vai muito além disso.

O documentário vai revisitando as missões Mercury, Gemini e Apollo, todas em um crescente de tentativa e erro e, especialmente, muita pressão. De uma impressionante falta de idéia das condições mais básicas fora da Terra ao sucesso do pouso e exploração lunar, muita gente, esforço, determinação e um pouquinho de sorte, o documentário mostra com imagens o esforço, formação, stress e até ritos dentro da sala de comando.

Vale como um filme não só para os entusiastas da exploração espacial, assim como uma preparação para O Primeiro Homem, que estréia agora em 18 de outubro, com Ryan Gosling e Claire Foy.  Sem dúvida vale conhecer detalhes da história de sucesso como Apollo 11, assim como situações tensas como Apollo 12 e 13. Ah, e como um bug poderia ter acabado justamente com a maior conquista da Nasa...:)). E por fim, a parte fundamental do filme, o porquê do lema "Tough and Competent". Disponível no momento desse review também no NetFlix. E se gosta do assunto, não deixe de ver The Last Man on the Moon(que tem o review aqui) também nessa empresa de streaming. Divirta-se.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Nenhum comentário