Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:Atlanta - Primeira Temporada(2016-?)

Uma série de negões para negões? Ou algo mais? E Donald Glover é tudo isso mesmo ou é mais um hype? Confira conosco o review da primeira temporada dessa aclamada série.

Essa série explica bem o vídeo...:)

Temos visto nos EUA algumas obras que inteligentemente tem questionado questões raciais, não só interraciais, mas intra também. O sucesso do "Corra"(inclusive há um episódio dessa série que deve ter influenciado sem dúvida o filme), por exemplo, reacendeu questões como havia já um bom tempo que não eram tocadas, quem sabe desde dos bons filmes de Spike Lee(vamos ver o que dá o esperado Black Klansman previsto para agosto desse ano - trailer aqui), e para ser justo,  agitou o mundo de Hollywood assim como o pioneiro Adivinhe Quem Vem Para Jantar(do longíquo 1967). Mas hey, "Corra" tem seus problemas e suas limitações, assim como Atlanta em sua primeira temporada.

A série orbita entre Donald Glover como Earnest 'Earn' Marks, alguém que fracassou quando tentou seguir a universidade e empregos melhores, e voltou a morar na casa da mãe de sua única filha, interpretada por Zazie Beetz como Van. Earn ganha muito pouco em seu emprego de promoção de cartões de credito e tem o plano de ser empresário de seu primo, Brian Tyree Henry, na série Alfred 'Paper Boi', um novo rapper que também realiza venda de drogas com seu fiel amigo, interpretado por Lakeith Stanfield, aqui Darius.

O interessante da primeira temporada é justamente a curiosa combinação de drama e comédia, algo agridoce para o espectador. Usando como cenário Atlanta, a reflexão da busca pelo sucesso e sentido da vida de Earn acaba fazendo interessantes perguntas(todo rapper tem que ser realmente um problema? E o que se espera dele? Só violência? E atirar em pessoas é tão errado como atirar em cachorros? E o que é apropriação cultural? Que linha é vitimismo ou exploração comercial? Ou simplesmente registro da História?). E arriscaria dizer que a série é sim relevante para o Brasil pelas dúvidas assim como também a sútil mensagem de alguns capítulos(e não é o uso de maconha que eu estou falando!:)))

Como pontos fortes temos um texto ágil e inteligente, algumas boas piadas,  bons conflitos e excelentes interpretações. E Donald Glover, o que chama para a série, tem uma boa interpretação, mas na primeira temporada nada excepcional. Curiosamente destacaria Darius, um personagem que era para ser o doidão da série, contudo, graças ao excelente ator, Lakeith, acaba sendo um excelente recurso de quebra de paradigma por parte do autor. Também merece destaque Brian Tyree por apresentar um personagem tão rico em sutilezas e que foge do simplismo naturalista de que ele é simples produto do meio. E talvez por ser a primeira temporada, vemos aquela típica situação de "A Jornada do Herói", com Earn bem, mas bem perdido mesmo. Porém, fazendo um paralelo quiçá forçado, não seria a transposição de "O lobo da estepe" de Hermann Hesse para os dias atuais? Claro, menos anárquico? :)

Está disponível no NetFlix por enquanto apenas a primeira temporada e até o momento dessa postagem a série estava com excelentes 8,6 no imDb. Claro que depois do sucesso do vídeo "This is America"(o diretor e corpo técnico é praticamente o mesmo da série) aqui no Brasil essa série fique mais conhecida, mas curiosamente lá no EUA foi justamente o contrário. Alias, a série é sim uma longa explicação do vídeo que é estranhamente perturbador. Resumindo, vale conferir sem dúvida. E aguardar a chegada da segunda temporada que já terminou lá no EUA.

PS:Daria destaque para o bizarro episódio Rede Afro-americana de Televisão :)))

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário