Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Arquivo X (10ª e 11ª Temporadas)

Confira nossa análise SEM SPOILERS deste retorno aguardado pelos fãs que não se magoaram com os tropeços do passado                                                                 
E haja photoshop para esconder a idade da galera!!!
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 8,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criadores: Chris Carter
Estrelas:  David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi

Apesar desta ser a primeira vez de estarmos falando desta série aqui no blog, sou um grande fã de Arquivo X e sem dúvidas é um do seriados que mais sinto saudades e que, ao meu ver, nunca teve um substituto à altura (sorry Fringe!). Sendo assim, quando fiquei sabendo que o criador Chris Carter e os protagonistas haviam aceitado voltar para duas novas temporadas, claro que fiquei bastante feliz pela oportunidade de rever personagens tão queridos e revisitar esse universo povoado de fenômenos paranormais e conspirações governamentais. Depois de finalmente terminar de ver todos os episódios dessa "nova fase" de Arquivo X, minha impressão é de que a série não envelheceu muito bem e que dificilmente irá agradar alguém que não seja um fã saudosista.

As temporadas 10 e 11, transmitidas em 2016 e 2018, possuem "apenas" seis e dez episódios respectivamente. Encontramos Mulder e Scully separados e vivendo suas vidas longe dos Arquivos X depois que colocaram seu filho William para adoção. Claro que novos fatos irão se desenrolar para reuni-los novamente e colocá-los no centro de uma trama de implicações mundiais e da qual seu filho é uma peça chave. Assim como era na época em que a série acabou (e já se vão mais de 16 anos!), a história possui uma trama principal sobre a conspiração governamental para acobertar a existência de extraterrestres e tomar proveito de sua tecnologia, sendo que ela é intercalada com aventuras episódicas dos protagonistas resolvendo casos paranormais. Todos os quatro episódios desta nova fase que tratam dessa trama principal se chamam "My Struggle". A grande diferença é que os criadores decidiram jogar para o alto a grande motivação da conspiração, que era a de colonização, para abraçar uma nova ideia de uma epidemia que alienígena para exterminar a raça humana. Ainda assim, a sensação que fica é que os outros episódios de "enchimento" não foram muito inspirados e, apesar de algumas ideias boas (como no episódio que mostra realidades alternativas e brinca com o legado da série e as diferenças culturais ou o episódio que traz uma figura marcante do passado da série em um mundo virtual), esta nova fase poderia ter sido resumida para focar mais no fechamento da história principal.

E o grande motivo pelo qual a escolha de reduzir o número de episódios seria  ideal é o fato de que a série não envelheceu bem. E quando digo isso, estou falando principalmente dos seus protagonistas. O maior destaque negativo nesse sentido é sem dúvidas David Duchovny, que já havia demonstrado no passado que estava cansado da série e inclusive saiu dela por muito tempo. Nessa nova fase ele está mais desinteressado do que nunca e não consegue reviver a energia e paixão que marcaram seu personagem no passado. Gillian Anderson (Scully) também não está muito diferente e além disso ainda insiste em questionar a existência de eventos paranormais mesmo depois de tudo que já presenciou no passado do seriado. O próprio fato dos atores terem envelhecido bastante, ponto inclusive bem utilizado como humor em um episódio, ajuda a piorar isso e sem dúvidas eles estão, nas palavras do sábio Murtaugh, "too old for this shit".

De qualquer forma, em termos da trama principal, é preciso ressaltar que temos boas ideias e um desfecho muito melhor do que o alcançado pelo seriado no passado, onde depois de brincar de forma irresponsável com os fãs sobre a volta de Mulder, ele reaparece do nada no último episódio para tentar salvar a pátria. Talvez essa tenha sido a grande motivação para o retorno da série e, neste aspecto, ela foi muito bem sucedida. Se você é fã da série como eu, não pode deixar de conferir esse novo final que respeita muito mais o legado da série. De quebra você ainda terá "pequenos flashs" do que a série conseguia fazer em seus tempos áureos. Já para as novas gerações que não acompanharam o seriado original, fica difícil achar motivos que justifiquem o investimento de tempo.

Os envolvidos já declararam que não existem planos para que a história continue e eu sinceramente acho melhor assim. Deixemos estes personagens descansar em paz neste novo e melhor desfecho que deu forma definitiva à verdade que sempre esteve "lá fora".

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário